CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A China e o Resto do Mundo(uma visão do futuro que nos espera...)

este fim de semana estive a ver 1 documentário na televisão sobre a china...

e até ides «bater mal» amigos...

eles lá na china andam a construir cidades do nada!!!

cenas mesmo megalómanas...

numa zona bué de rural, que era só quintas, e terrenos de produção agricola, construíram uma MEGA de uma cidade inteira para mais de 100mil pessoas entre 2006 a 2009...

construíram tudo... mas mesmo tudo... tipo da dimensão da cidade de Braga, estão a entender?
em 4 anos...

autoestradas a ligar às grandes cidades lá da china... tudo... mesmo TUDO!!!

mas a «cena» que me tá a lixar o coco vêm agora

é que aquilo como estou a dizer era um documentário que falava daquela situação que se passava ali. E como qualquer documentário tinha 1 tema...
Os agricultores que lá moravam que foram expropriados e nem receberam satisfação nem compensação condigna...
1 documentário «normal» estão a perceber??

mas depois o «filme» é que mostrou lá uma coisa... mostrou... falou... que eu colei do pistão

tipo... como qualquer terra agrícola em qualquer parte do mundo, naquela terra existia nnnn's de pessoal que foi para fora para as grandes cidades para tentar ganhar dinheiro e ajudar a família, blá blá blá, essas coisas como acontece cá em Portugal Post ciclicamente com a emigração...

Depois de a cidade estar construída houve imensa gente que regressou à terra porque já era fácil arranjar lá trabalho, pois agora era uma cidade, nova, cheia de energia, força e vitalidade...

agora «a cena» é que falou do caso de uma gaja que tinha ido para Pequim para fazer a vida, para arranjar dinheiro para a família...

a gaja ganhava 20 dólares por semana????
estava há 10 anos em Pequim a trabalhar quando a cidade que falava lá no documentário ficou pronta... a terra dela... percebem?

E ela regressou à terrinha, e comprou 1 apartamento muito fixe, estão a entender o que eu estou a dizer???

a ganhar 20 dólares por semana, durante 10 anos, deu-lhe para fazer vida, mandar dinheiro para a família, e depois no final, comprar um bom apartamento

agora imaginem... se eles lá na china com 20 dólares por semana «fazem vida»... juntam para enviar à família... ainda conseguem juntar para comprar 1 apartamento novo e porreiro ao fim de +/- 10 anos. Imaginem como isto tudo vai ficar??
não só em Portugal... mas na Europa... nos Estados Unidos da America... etc etc...

Estão perceber o que eu estou a dizer???

é o que me quer parecer...

e não estou a querer ser alarmista...

nem apologista do fim do mundo...

espero que percebem isso...

...Só te estou a dizer é que um gajo compara estas «merdas» e cola do pistão...

É que o exemplo é mesmo perfeito para o que te estou a querer dizer... a gaja trabalhava em sapatos!!!

As actuais maiores industrias exportadoras do nosso Portugal são de sapatos!!!

só que ela ganha 20 dólares por semana... 4 semanas 80 dólares... aqui em Portugal o salário mínimo é 450€!!!

Imaginem a quanto não sai 1 sapato???

por isso é que um gajo vai as lojas dos  chineses, e eles tem sapatos a 6 euros... 8 euros....

E os marmanjões cá de Portugal a vender a 80€... 100€... 150€... os mais baratos!!!

estão a imaginar quando se der a «invasão final» da China aos mercados munidas...
???

e o exemplo que eu falei e que deu no documentário eram sapatos... mas os chineses já são os maiores produtores mundiais de electrónica... computadores(com a empresa Lenovo)... veículos automóveis(tem mais de 20 marcas que já estão em quase todas as partes do mundo menos na União Europeia e EUA)... etc etc etc... para não falar das «bujigangas» que eles vendem cá em Portugal a preços super baixos... como lâmpadas, pirex, tachos, panelas, todo o tipo de materiais de plástico, de cozinha, materiais têxteis...

Submited by

segunda-feira, março 19, 2012 - 23:39

Prosas :

No votes yet

Rui Lima

imagem de Rui Lima
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 2 semanas 3 dias
Membro desde: 03/04/2011
Conteúdos:
Pontos: 1586

Comentários

imagem de Henricabilio

DESCALABRO

Ora aí está algo que já digo há muito:
A globalização vai derrotar a sociedade ocidental!
Resta-me saber se tudo não terá sido uma manobra concertada para meia
duzia de países tomarem conta do mundo.
Mas isto é tudo uma cadeia ligada por alguns elos propositadamente frageis:
Já não é necessário invadir países com armas para os dominar.
E a terceira guerra mundial aí está em marcha.

Saudações

Abilio

imagem de Rui Lima

Em parte concordo com o que

Em parte concordo com o que dizes Abilio.

Mas de uma forma completamente diferente da tua...

Sim a globalização aparentemente vai derrotar a sociedade ocidental...

mas será que foram esses países que penso eu tu tens na mente os «vencedores» ou serão eles os derrotados??

penso que falas dos EUA, do Reino Unido, da Alemanha...

Já eu tenho na ideia que isto foi uma maquinação desde inicio da era industrial por parte desses mesmos países sem pensar nas consequências e na perda de controlo que irão ter...

É que a economia nos moldes como esses países a criaram vive de pessoas...

sendo que as maiores massas populacionais estão na Ásia. Índia, China, Paquistão, Indonésia...

partido do momento em que estes aderiram ao «capitalismo» desenfreado badalado por EUA, RU e Alemanha, no meu entender, automaticamente ganharam essa «3ª guerra mundial» que tu falas...

Pois tem mercado interno... e invadem o planeta com produtos quase 100% abaixo do custo do resto dos produtores no planeta...

é dar-lhes mais uns 5, 10, 20 anos... e todos veremos no que os gananciosos capitalistas Estado Unidenses, Britânicos, e Alemães, se meteram com esta ideologia económica...

...se meterem a eles... e ao resto da população mundial...

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Rui Lima

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Geral O CAMINHO DO FIM DA "ESPÉCIE ESPECIAL" 0 416 08/19/2023 - 23:19 Português
Prosas/Outros Ancestral e sisuda, Sé é o epicentro de Braga, em Portugal 3 25.479 06/11/2019 - 08:38 Português
Poesia/Intervenção ¿¿O que é isso da liberdade?? 1 3.587 02/27/2018 - 11:15 Português
Ministério da Poesia/Amor o meu 1º poema de amor EVER 9 5.972 12/07/2014 - 10:18 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]"Me_Ditação" 3 3.890 07/25/2014 - 23:16 Português
Poesia/Pensamentos "moral" sociedade 1 4.100 06/13/2014 - 20:22 Português
Poesia/Meditação os nossos sonhos e as alegorias que vivemos 1 4.612 06/13/2014 - 02:29 Português
Poesia/Geral folha branca de papel 2 5.515 05/30/2014 - 15:32 Português
Poesia/Geral A Árvore dos Patafúrdios 0 5.116 04/07/2014 - 14:59 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]Do Económico ao Social... 0 4.173 03/26/2014 - 00:16 Português
Poesia/Intervenção o dia passa, a vida passa, tudo nasce, tudo morre 0 5.366 02/21/2014 - 17:08 Português
Poesia/Intervenção Distrofia Social 0 4.578 02/17/2014 - 17:04 Português
Poesia/Geral Uma mão cheia de nada 0 4.599 01/25/2014 - 03:50 Português
Poesia/Geral o tempo passa e vai passando e deixa tudo para trás 0 6.876 01/02/2014 - 17:49 Português
Críticas/Outros [ANALISE DE MERCADO] Segmento/nicho de mercado dos "salgadinho" low-cost nas lojas de estações de serviço em Portugal 0 12.272 12/04/2013 - 01:42 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]Respeito Vs. Desrespeito 0 4.157 11/01/2013 - 19:04 Português
Poesia/Geral FADO 0 4.199 10/30/2013 - 14:29 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]Condicionalismos 0 3.569 10/26/2013 - 00:02 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]limitações sociais 0 3.772 10/25/2013 - 23:56 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]hipóteses... factos... certezas... 0 4.201 10/25/2013 - 22:45 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]Formatação Social 0 3.613 10/25/2013 - 22:40 Português
Poesia/Pensamentos [PENSAMENTO/REFLEXÃO]Bem Vs. Mal 0 6.226 10/25/2013 - 22:32 Português
Prosas/Outros 15% do IVA dedutivel para o IRS... como manipular a seu favor para receber mais no seu IRS 2013 0 6.881 10/17/2013 - 15:04 Português
Poesia/Geral little moments in time 0 7.548 09/24/2013 - 20:06 inglês
Poesia/Geral TODOS (menos nenhum) 0 4.815 09/02/2013 - 20:18 Português