CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético

DARWINISMO e DARWINISMO SOCIAL – nome dado ao conjunto dos Pensamentos do naturalista inglês CHARLES DARWIN (1809/1882). Para DARWIN, a “Luta pela Sobrevivência (que para SCHOPENHAUER é motivada pela Vontade, ou Instinto de Sobrevivência)” e a “Seleção Natural” são os “mecanismos imprescindíveis” para que exista a evolução dos Seres Vivos. Mas o que é a “Evolução”?
Para DARWIN é um aprimoramento da capacidade dos Seres Vivos que, dessa forma, tem a vida mais facilitada. Note-se que para ele, a “Evolução” ou o “Aprimoramento” resume-se em melhorar as condições físicas, concretas; e o fato de passar longe de qualquer especulação mais profunda, abstrata, indica que ele não foi (e nem pretendeu) um filósofo. Ser o brilhante naturalista lhe era o suficiente. Mas quando se olha que foi o seu Sistema, o primeiro com rigor cientifico, que desfez dogmas e superstições que o Criacionismo* religioso impunha aos Homens, pode-se observar a importância que seus Estudos tiveram não apenas para as Ciências naturais. Mesmo que involuntariamente, foi capaz de alterar os modos que o Homem utilizava para especular a respeito de si mesmo e dos outros Seres, em um nível mais elevado. Em um nível filosófico.
A idéia da “Seleção Natural” é o eixo central da doutrina Darwiniana e pode ser resumida da seguinte maneira:
1. Os indivíduos semelhantes formam populações que são chamadas de “ESPÉCIES”.
2. Dentro das “Espécies”, alguns Indivíduos apresentam “VARIAÇÕES” que ocorrem ao acaso, ou melhor, a partir de causas incognoscíveis (ou seja, impossíveis de serem conhecidas).
3. Os Indivíduos afetados por essas “VARIAÇOES” tornam-se “MELHORES ADAPTADOS” ao meio ambiente.
4. Estando mais bem adaptado o Indivíduo passa a ter uma vida mais produtiva e confortável. Sua descendência herda-lhe as características favoráveis e, por sua vez, a repasse à sua prole.
5. Nessa “cadeia de transmissão” o que se vê, então, é a melhor adaptabilidade de toda a Espécie em algum tempo futuro, com a extinção daqueles que não se adaptaram.
6. Assim, a “Luta pela Vida” mais a “Seleção Natural” são os mecanismos que a Natureza utiliza para fazer a triagem dos “melhores indivíduos”. Embora tal aperfeiçoamento ocorra de forma muito lenta, em alguns casos quase que imperceptivelmente, é perpétuo. E, ao cabo e por alguma licença literária, pode até ser comparado ao DEVIR (ou perpétuo movimento) que o filósofo pré-socrático HERÁCLITO colocou como a Essência de tudo.
Sugerimos que o tópico “Evolucionismo” também seja consultado.
Na seqüência abordaremos outro Sistema Filosófico que adotou o nome de DARWINISMO SOCIAL, mas que é eivado de pensamentos relacionados a Thomas Malthus, ao MALTHUSIANISMO*.
Nele se vê que o Pensamento de DARWIN foi usado, ainda que de forma oblíqua, para dar nome à essa tendência que pretende explicar a concorrência (às vezes selvagens) entre os indivíduos de uma mesma comunidade, entre as comunidades e entre as nações, traçando-lhe certa analogia com o que se observa na Natureza quando os Seres competem pelo direito à vida. Por essa ótica, alguns pensadores, tentam inclusive justificar a exploração de uma Classe pela outra, alegando que a “Lei do Mais Forte” atua na civilização como atua na Natureza, variando apenas sua abrangência, seus resultados e seus modos (sic). Também argumentam que tal “Lei” é benéfica para a Sociedade na medida em que a depura dos elementos mais frágeis deixando-lhe apenas os “Vencedores” (sic); os quais, através de suas descendências farão da população uma “Espécie Melhorada”. Por esse raciocínio, até a instituição da Herança é aceitável, porque se alega que os “filhos dos vitoriosos” possuem genes melhores (sic) e que, portanto devem viver em boas condições para que possam florescer e dar prosseguimento à melhoria da população.
São proposições inaceitáveis para a maioria que não deixam de execrar esse Sistema por reduzir o Homem ao mesmo nível dos outros animais e por ser uma apologia do Eugenismo*, que já foi buscado em várias ocasiões por diversos tiranos, como HITLER, por exemplo.
Contudo, se olhada sem passionalidade, tampouco sem a hipocrisia que a Moral vigente impõe, ver-se-á que em regra a Sociedade Humana comporta-se de maneira aproximada ao que propõe o DARWINISMO SOCIAL. Embora relute em admitir tal comportamento, um exame de consciência imparcial apontará para essa incômoda verdade. Também se verá, é certo, vigorosas e bem intencionadas tentativas de não deixar que a “Lei da Selva” impere de maneira absoluta e que existam correções efetivas contra os desmandos vindos do emprego da força bruta. O fato de sermos uma espécie com mais de Seis Bilhões de indivíduos e dominadora das demais, indica que tais esforços foram bem sucedidos, diga-se. Alguns Pensadores, inclusive, dão ao “Estado” a honra de ser a maior conquista da Humanidade, pois se a Natureza protege apenas ao mais Forte ou Ardiloso enquanto predispõe ao fim os “menos qualificados”; a instituição “Estado” defende estes últimos e dessa proteção é que se valem as capacitações que por serem mais elaboradas, mais abstratas, não encontram eco na vida selvagem, onde tudo que se quer é a mera sobrevivência. São, por exemplo, surdos como BEETHOVEN que compôs músicas geniais, ou escultores como o “Aleijadinho” que criou vida nas pedras, que seriam extintos se o DARWINISMO SOCIAL fosse integralmente seguido.
Todavia, se é certo que tais esforços existem, deve-se reconhecer que divergem da natureza humana. O Homem, quase que de forma automática, inveja, glorifica e bajula os “Mais bem Capacitados”, ou aqueles que parecem ser. Malgrado todo esforço civilizatório, a Natureza animal do Ser Humano não desapareceu e é esta parte que aceita (e até aspira) a “Lei da Natureza”. E quando se mostram contrários, é apenas por uma questão de conveniência ou medo de rejeição social.
SPENCER (1820/1903), inglês, é tido como um dos principais formuladores do DARWINISMO SOCIAL e, de fato, antes mesmo que seu patrício CHARLES, ele já tinha elaborado considerações sobre a Evolução; mas, em seus escritos a proposta de divisão natural entre os Indivíduos é colocada de passagem e não há uma clara apologia à discriminação. Também em CHARLES DARWIN nada se vê que possa sugerir que o pensador estivesse de alguma forma tencionando dividir os Homens segundo suas capacidades. Quando ele se refere à “Concorrência Vital” quer dizer apenas que o “mais apto” é aquele que descobriu, por mero acaso (ou por razões que não se conhece) a melhor maneira para sobreviver. A “Concorrência Vital” é só a maneira de como a Natureza opera a seleção: a luta de cada Indivíduo é contra o meio ambiente e não necessariamente contra o seu semelhante.

Submited by

sexta-feira, dezembro 18, 2009 - 01:36

Prosas :

No votes yet

fabiovillela

imagem de fabiovillela
Offline
Título: Moderador Poesia
Última vez online: há 7 anos 28 semanas
Membro desde: 05/07/2009
Conteúdos:
Pontos: 6158

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of fabiovillela

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Tristeza A Canção de Alepo 0 4.315 10/01/2016 - 22:17 Português
Poesia/Meditação Nada 0 4.090 07/07/2016 - 16:34 Português
Poesia/Amor As Manhãs 0 3.493 07/02/2016 - 14:49 Português
Poesia/Geral A Ave de Arribação 0 3.532 06/20/2016 - 18:10 Português
Poesia/Amor BETH e a REVOLUÇÃO DE VERDADE 0 4.324 06/06/2016 - 19:30 Português
Prosas/Outros A Dialética 0 5.637 04/19/2016 - 21:44 Português
Poesia/Desilusão OS FINS 0 3.924 04/17/2016 - 12:28 Português
Poesia/Dedicado O Camareiro 0 5.177 03/16/2016 - 22:28 Português
Poesia/Amor O Fim 1 3.755 03/04/2016 - 22:54 Português
Poesia/Amor Rio, de 451 Janeiros 1 8.762 03/04/2016 - 22:19 Português
Prosas/Outros Rostos e Livros 0 3.763 02/18/2016 - 20:14 Português
Poesia/Amor A Nova Enseada 0 4.007 02/17/2016 - 15:52 Português
Poesia/Amor O Voo de Papillon 0 2.992 02/02/2016 - 18:43 Português
Poesia/Meditação O Avião 0 3.410 01/24/2016 - 16:25 Português
Poesia/Amor Amores e Realejos 0 4.748 01/23/2016 - 16:38 Português
Poesia/Dedicado Os Lusos Poetas 0 3.817 01/17/2016 - 21:16 Português
Poesia/Amor O Voo 0 3.533 01/08/2016 - 18:53 Português
Prosas/Outros Schopenhauer e o Pessimismo Filosófico 0 5.435 01/07/2016 - 20:31 Português
Poesia/Amor Revellion em Copacabana 0 3.776 12/31/2015 - 15:19 Português
Poesia/Geral Porque é Natal, sejamos Quixotes 0 3.451 12/23/2015 - 18:07 Português
Poesia/Geral A Cena 0 3.914 12/21/2015 - 13:55 Português
Prosas/Outros Jihadismo: contra os Muçulmanos e contra o Ocidente. 0 4.173 12/20/2015 - 19:17 Português
Poesia/Amor Os Vazios 0 5.129 12/18/2015 - 20:59 Português
Prosas/Outros O impeachment e a Impopularidade Carta aberta ao Senhor Deputado Ivan Valente – Psol. 0 3.454 12/15/2015 - 14:59 Português
Poesia/Amor A Hora 0 4.804 12/12/2015 - 16:54 Português