CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A LEI DA MORTE

Texto Bíblico Base: Salmos 136b “... porque o seu amor é para sempre.” (versão linguagem de hoje). “... porque a sua benignidade (bondade) é para sempre.” (versão revista e corrigida); “... porque a sua misericórdia é para sempre.” (versão revista e atualizada).

        Segundo o dicionário, morte é cessação definitiva da vida ou da existência. Pode também ser o desaparecimento ou o fim de qualquer coisa.

        Assim como existe a Lei da Gravidade que atrai os corpos para o centro de nosso planeta Terra e a Lei da Semeadura baseada em Gálatas 6:7 – tudo o que o homem plantar, isso também colherá – e outras mais leis da natureza. Acreditamos que existe a “Lei da Morte” – o desaparecimento ou o fim de qualquer coisa e o fim da vida, baseada em Gênesis 3:19b “...porquanto és pó e em pó te tornarás.”.

        Não precisamos viver por muito tempo neste mundo para compreendermos, dolorosamente, que nada permanece para sempre. Vejamos alguns exemplos:
- O sonho de muitas pessoas é comprar um carro novo. Quando compramos ficamos mui alegres com a realização desse sonho. Só que por mais que cuidemos desse carro (limpeza, manutenções em dia) ele começa a envelhecer. A Lei da Morte inicia sua ação sobre o carro a partir do momento em que ele sai da fábrica. Suas peças começam a se gastar não só com o uso, mas também com o próprio passar do tempo, onde os materiais usados nestas peças começam a se deteriorar num processo natural pelo envelhecimento. Se não cuidarmos do carro, ele morre, se deteriora ainda mais rápido. Se não cuidarmos dele chegará o dia em que ele só poderá ser vendido para o ferro velho;

-  Outro sonho é a casa própria: que maravilha morar na sua casa ou apartamento, sem mais ter que pagar aluguel. No início, “cheirando a tinta”, que casa linda e agradável. Mas, se não cuidarmos dela fazendo reparos e até reformas ao longo do tempo, chegará o dia em que será um lugar desagradável para se morar. Poderá até desabar, pelo excesso de trincas, infiltrações e excesso de humidade;

-  Vivemos a chamada Geração Saúde. Há uma preocupação crescente em se ter um corpo saudável. “Praticar apenas 15 minutos de atividade física por dia reduz o risco em 14% de uma pessoa morrer e aumenta a expectativa de vida em três anos, quando se faz a comparação com um indivíduo sedentário, segundo estudo publicado na edição online da revista científica "Lancet". (Fonte: O Globo Saúde, artigo publicado em 16/08/2011). Mas, o tempo vai passando, e o corpo vai envelhecendo... “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.” (Salmo 90:10)

- Tudo ao nosso redor está num processo de morte, tem um “prazo de validade”: nosso corpo, nossas roupas, nossos alimentos, nossos eletrodomésticos, os animais, os vegetais e até nossos relacionamentos, que pensamos que durariam para sempre, muitas vezes se desfazem.

        A partir do pecado de nossos pais, Adão e Eva, acreditamos que tudo foi condenado à morte, a retornar ao pó. A morte está ao nosso redor e um dia chegará até para nosso corpo, para nosso carro, para nossa casa, para nossa roupa. Que angústia seria se a vida se resumisse nuns poucos anos aqui neste mundo onde tudo e todos ao nosso redor vemos se acabar... Tudo por causa do pecado. Se não fosse por ele, viveríamos eternamente e esta lei terrível não existiria.

        A BOA NOTÍCIA: mas o nosso Criador, nosso Pai Eterno, que de eternidade à eternidade é Deus (Salmo 91:2), não desistiu de nós e nos deixou uma coisa que não está debaixo da “Lei da Morte”, ou seja, que não vai se acabar com o passar do tempo: a sua benignidade (bondade), a sua misericórdia, o seu amor que É PARA SEMPRE. 

        Quase nada dura para sempre, a não ser o amor de Deus. No Salmo 136, somos lembrados desta verdade inspiradora, 26 vezes. Diante de vinte e seis situações o salmista nos lembra que devemos louvar a Deus PORQUE O SEU AMOR (BONDADE, MISERICÓRDIA) É PARA SEMPRE. O carro novo, nossa casa própria, nosso corpo e tudo ao nosso redor estão caminhando para o fim, pois todos estamos debaixo da “Lei da Morte”, mas não fiquemos tristes, pois O AMOR (BONDADE, MISERICÓRDIA) DE DEUS É PARA SEMPRE  E NOS GARANTE:

- ESTAR CONOSCO “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra...;...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18,20)
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique  convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14: 16,17)
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4)

- RENOVAR NOSSAS FORÇAS  “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:31)

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

- TORNAR TUDO NOVO E ETERNO  “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono  disse: Eis que faço novas todas as coisas.” (Apoc. 21:1-5)

- A VIDA ETERNA  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

“E, quando isto (este corpo) que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto (este corpo) que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” (I Cor. 15:54)

CONCLUSÃO: o amor de Deus que é para sempre é o único capaz de nos dar a vitória sobre a “Lei da Morte”. LOUVADO SEJA O SENHOR!

Submited by

sexta-feira, setembro 21, 2012 - 12:58

Prosas :

No votes yet

Stayk

imagem de Stayk
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 7 anos 34 semanas
Membro desde: 03/24/2011
Conteúdos:
Pontos: 568

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Stayk

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Meditação TRANSFORMADO 0 386 07/22/2016 - 03:14 Português
Poesia/Dedicado O DEUS-HOMEM 0 342 07/22/2016 - 03:10 Português
Poesia/Soneto MULHER 0 677 03/10/2015 - 01:42 Português
Poesia/Meditação LÁGRIMAS DE DEUS 0 346 01/31/2015 - 19:44 Português
Poesia/Desilusão CENTELHAS DE VIDA 0 504 12/08/2014 - 00:41 Português
Poesia/Meditação PASSADO 0 457 08/06/2014 - 02:57 Português
Prosas/Outros O Maior Acontecimento da História 0 522 07/30/2014 - 02:42 Português
Poesia/Pensamentos O TRABALHO COM EXCELÊNCIA 1 458 06/17/2014 - 19:35 Português
Poesia/Dedicado BRASIL 2 554 06/01/2014 - 01:57 Português
Poesia/Meditação A MÃE QUE A TODAS SUPERA 0 735 05/09/2014 - 03:43 Português
Poesia/Amor TE AMEI 0 438 04/09/2014 - 17:12 Português
Poesia/Meditação UM MISERÁVEL PECADOR 0 509 04/09/2014 - 16:00 Português
Poesia/Dedicado MEU MAIOR LEGADO 0 545 04/08/2014 - 17:03 Português
Poesia/Meditação LUA E SOL - IGREJA E JESUS 0 464 04/08/2014 - 16:59 Português
Poesia/Meditação SOMOS FRUTOS 0 802 04/08/2014 - 16:56 Português
Poesia/Meditação UM SÓ CASAMENTO 0 559 07/21/2013 - 21:09 Português
Prosas/Outros O QUE É ISTO NA TUA MÃO? 0 829 05/26/2013 - 01:44 Português
Poesia/Meditação RAÍZES 0 441 05/08/2013 - 15:57 Português
Poesia/Soneto A HISTÓRIA SE REPETE, PORÉM SUA GRAÇA PREVALECE ! 0 732 04/24/2013 - 15:29 Português
Poesia/Meditação A DESEJADA 0 664 04/10/2013 - 15:07 Português
Prosas/Outros O B D C 0 758 11/22/2012 - 01:45 Português
Poesia/Meditação SEU EDIFÍCIO 0 506 11/02/2012 - 15:59 Português
Prosas/Outros FRUTOS DE CRISTO 0 675 10/03/2012 - 13:15 Português
Poesia/Desilusão SEXO NO CASAMENTO 0 569 09/29/2012 - 02:19 Português
Prosas/Outros A LEI DA MORTE 0 847 09/21/2012 - 12:58 Português