CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A montanha - (para revisão e critica)

Excerto d' Cidade dos Seus

"Quando  vejo uma multidão de pessoas enfiadas em autocarros e comboios, cada um de si para si, com semblantes assombrados pela sua persistência de ausência reactiva à vida, carrancudos pelo peso carregado de uma existência infeliz ou cinzenta, ainda por vezes feliz, mas sempre ocupando a mente de pressupostos indescritíveis com as palavras simples do dia a dia, eu realizo em mim uma consciência de exaustão simples, quando o mundo são os pés que me suportam, ou a minha universalidade mental que revolve todo o existir, não diferente de todos os outros com meus pensamentos e ausências.
Vejo que a singularidade com que existimos é o que nos faz pressentir uma diferença ao mundo quando a mesma não existe, que não serei diferente do mais próximo que me acerca, ou quanto mais serei eu diferente do mais distante, sejam eles amigos ou inimigos, além da minha própria cena que me dita as regras, não me prevejo mais do que um mandado actor inconsciente das falas e cego ao improviso.
Conformei-me em retirar da vivência actual a variável de outros seres, para me fazer sentir sozinho, para me aperceber que o mundo é tão grande quanto as pessoas que nele vivem, e a sua imensidão é sentida quando a ausência do próximo é mais notada.
Fugi dos carros e das calçadas, corri com os estendais atravessados por ruelas apertadas, esqueci o ziguezaguear ébrio que povoa os cantos de tascas apertadas, abandonei as garrafas vazias que jazem pelas janelas que já não abrem, deixei a cidade povoada de cheiro fétido e de poiais mijados para trás de mim, procurei o cume da silhueta que o horizonte mostra, esperando nele encontrar o que não encontro entre tantos seres que respiram, procuro a minha consciência própria, imaculada de interferências e excesso de antenas que me permita sentir a pessoa que há mim, ouvir o pensamento cá dentro.

Caminhei para o topo da montanha que silenciosa observava a cidade assolada de pecado lá em baixo, ao percorrer o caminho até ao cimo, não encontrei gentes com ideias, não as procurei pelas pedras que cruzava, não bati nas portas de velhos montes abandonados, levantei a cabeça bem para cima e continuei a caminhar, pé ante pé, passo a passo, cada um mais esforçado que o anterior, cada vez com mais dor, vi as árvores que sombreavam com seus galhos um chão seco e ríspido, vi a cidade pelas minhas costas, a pouco e pouco a fazer parte do horizonte, deixando de me envolver, ficando eu coberto pelo silencio da montanha e pelo perfume fétido ausente.
Senti cada pedra do chão, cada galho perdido da sua árvore, cumprimentei cada árvore e furtivo animal, abençoei cada brisa que me aliviou, absorvi cada raio de sol que me aqueceu, agradeci por todas as descidas e aprendi com todas as subidas, venerei cada gota de água que bebi das fontes límpidas e afastadas da povoação, deixei de sentir os edifícios, as suas gentes e sequer a lembrança da sua presença afastada, passo a passo aproximei-me do horizonte que agora é presente e monstruoso, dando lugar a um novo horizonte longínquo e quiçá mais belo que este que se apresenta diante de mim.

Após a subida, exausto, sentei-me no topo, ofegante respirei o ar fresco e frio que dançava ao redor do cume, olhei à minha volta, vi silhuetas de montanhas cada uma maior e mais distante que a outra, vi as luzes amarelas da cidade ao fundo, ouvi o vento, ouvi as folhas escorregando, toda a natureza demais circundante, tentei esforçar-me para ouvir os meus pensamentos, tentei meditar sobre mim mesmo e a minha consciência humana.

Ah como é bela a vista que se me apresenta.
"

Submited by

domingo, março 24, 2013 - 10:43

Prosas :

No votes yet

opreto

imagem de opreto
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 11 anos 4 semanas
Membro desde: 05/11/2011
Conteúdos:
Pontos: 62

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of opreto

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Prosas/Contos A montanha - (para revisão e critica) 0 379 03/24/2013 - 10:43 Português
Poesia/Pensamentos Senhor Pastor 1 325 06/15/2012 - 10:50 Português
Poesia/Desilusão Literatura e tudo o resto 2 394 06/15/2012 - 00:37 Português
Prosas/Fábula Morder Lábios 0 854 05/07/2012 - 20:59 Português
Prosas/Pensamentos Escreve 0 403 05/07/2012 - 20:57 Português
Prosas/Pensamentos Meia noite em Évora 0 394 05/07/2012 - 20:51 Português
Poesia/Pensamentos Que gostarias de fazer na vida? 0 432 12/15/2011 - 20:12 Português
Poesia/Desilusão Vapor de ideia 1 549 06/21/2011 - 00:34 Português
Poesia/Geral Mulher bonita numa praça sozinha 2 682 06/20/2011 - 23:57 Português
Poesia/Desilusão A fraqueza 0 431 05/19/2011 - 01:03 Português
Poesia/Paixão Rasga 0 487 05/18/2011 - 21:57 Português
Prosas/Contos Pai e filho 0 504 05/13/2011 - 01:17 Português
Ministério da Poesia/Dedicado Carta ao senhor Fernando 0 537 05/12/2011 - 00:24 Português
Poesia/Tristeza Resigno 1 560 05/11/2011 - 23:47 Português