CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A Saúde Começa Pela Boca

(Entram a Escova, o Creme Dental, o Dente e o Fio Dental cantando a Paródia da música “Aquarela”, de Toquinho.)
TODOS - Numa boca qualquer eu percebo um dentinho amarelo/ e com cinco ou seis cáries é fácil saber o mistério: / chocolates e doces na mão, a escova no armário, / e se sinto doer, vou correndo chamar Dr. Mário. / Se um pinguinho de açúcar cai no meu dentinho branco igual papel/ num instante imagino um montão de bichinhos morando no céu... / da minha boca, / vai furando, cariando/ todos os dentes, / vai doendo, / enfeiando a minha boca, / ao sorrir. / Culpa minha, eu não cuidei de ti, faltou carinho pra te preservar. / O dentista/ é meu amigo, só tem ele/ pra me ajudar. / Eu prometo/ pra mim mesmo, vou cuidar dos dentes, / não vou chorar. / Culpa minha, eu não cuidei de ti, prometo agora te preservar. (Repete tudo e uma segunda voz entra: Pra te preservar.)

DENTE - Estou me sentindo tão fraco... Acho que vou cair!
ESCOVA - Ora, acalme os nervos, Dentinho! Você já não é mais um dente de leite, não cai tão fácil assim.
CREME - Você agora já tem o seu diploma de dente permanente, você só cai se alguém empurrar. Oh, quero dizer, se alguém arrancar.
DENTE - E quem iria querer arrancar um dente saudável, como eu? Vejam como sou limpo e brilhante! (Entra a Dona Cárie e fica rondando o dente)
FIO DENTAL - E o que me diz destas placas horrorosas que todos veem quando está de perfil?
DENTE - Mas isso é agora. Na boca em que eu morava eu era escovado e toda quarta-feira eu tomava banho de flúor.
ESCOVA - Pois eu fico agarradinha no meu creme predileto, três vezes ao dia, como se estivesse numa banheira de espuma! Não é, meu amor? Só nós dois.
FIO DENTAL - Só nós três! A senhora se esqueceu que eu também componho este casamento?
ESCOVA - Claro que não, meu outro amor. Você é meu assessor número um.
CREME - Hummm! O número um sou eu. Aqui cê deixa, gente fina! (Dá-lhe uma bofetada)
FIO DENTAL - Escuta aqui, ô meu... você pode ser ardente, mas não mede vinte e cinco metros.
ESCOVA - Ora, rapazes, não briguem por minha causa, senão eu fico encabulada! Sei que sou uma escova muito boa, sou macia, delicada, tenho cabo anatômico e cerdas muito firmes.
Assim como foi a minha decisão de me unir a vocês por uma causa tão nobre: Escova, Creme Dental com flúor e Fio Dental, o trio parada dura que protege o reino dos dentes contra as maldades da Dona Cárie.
CÁRIE - Podem vir que eu luto com os três. Não vão conseguir me derrotar.
ESCOVA - Aqui nós somos um por todos e todos por um. (Ao Dente) O que faz aqui sozinho, meu caro senhor Dentinho? Onde estão seus irmãozinhos?
DENTE - Eu morava numa boca muito grande, com todos os meus irmãos: os superiores, que moram no andar de cima, e os inferiores, que moram no andar de baixo.
CREME - É, mas não é por estarem em cima ou embaixo que exercem mais importância uns sobre os outros. Cada um tem uma função a realizar. O lema é: Unidos para mastigar!
ESCOVA - Como diz o ditado: “Um dente sozinho não faz mastigação”. Onde estão os outros irmãozinhos?
DENTE - Bom, na verdade eu fui adotado. Eu não nasci naquela boca. Sou um pivô que se perdeu!
FIO DENTAL - Eu logo vi que você era um dente diferente. O pivô é sempre um dente diferente. Às vezes mais branco, às vezes mais preto, meio fujão, adora um ralo de pia, e morre de medo de mastigar.
CREME - É isso que dá não ter cuidado com a saúde bucal, não limpar bem os dentes com escova e creme dental que tenha flúor e se esquecer de passar o fio dental entre os dentes, para limpar e completar a limpeza! O resultado dá nisso: alimentando a dona cárie, os dentes ficam fracos, doentes, e acabam tendo que ser restaurados.
ESCOVA - Eu conheço um célebre amigão que pode nos ensinar a conservar um grande patrimônio da humanidade que são os dentes. Vamos chamá-lo? (Chamam) Dr. Mário... Dr. Mário... (Entra o Dentista. Ele deita a Escova próximo ao Dente e vai escovando, enquanto todos cantam a paródia da música “Requebra”-Olodum).
TODOS - Escova, escova, escova sim, / pode escovar, / pode rir pra mim. (duas vezes)
Em cima, em cima, em cima, em cima/ Ô ô ô ô / Escova assim. / Embaixo, embaixo, embaixo, embaixo/ Ô ô ô ô/ escova aqui/ Pode circular, vai e vem pra cá. / Pode circular, vai e vem pra cá. / Com a boca marrom, não posso ficar/ por isso eu tenho a escova e o creme para sempre usar. (Repete: Com boca...) / Eu já falei, dor de dente na boca jamais vai existir, pois sorriso não existe se esse costume não se adquirir. / Pode escovar/ Oi, pode escovar! (Repete tudo - sai o Dentista)
ESCOVA - Ah, eu adorei me esfregar todinha em você, Dentinho!
CREME - Tenha modos, Escova. Não Vê que o moço ficou amarelo de vergonha?
ESCOVA - Não precisa ficar envergonhado... Eu não estava sozinha! Na hora de me esfregar, o meu creme dental com flúor sempre vai me acompanhar. E no combate às cáries nós vamos ajudar.
DENTE - Então eu tenho que andar com uma escova por onde eu for e usá-la com creme dental que tenha flúor, sempre que eu comer algo? É muito incômodo!
CÀRIE - É incômodo demais, Dentinho. E você vai ficar muito gasto. Não dê confiança para essa turma, seu bobo.
ESCOVA - Sai pra lá, bicho-papão! Olha aqui, Dentinho, por que você não deixa para comer algo como doces, balas e sorvetes, depois das refeições? Aí você faz uma limpeza só.
DENTE - Ai, só de pensar no açúcar, sinto muita dor de cabeça!
FIO DENTAL - (Rindo) Ih, ih, ih, e você já viu dente ter dor de cabeça, ô meu?
ESCOVA - Onde está doendo, Dentinho?
CÁRIE - Atua, veneno!
DENTE - Acho que... aqui. Não, aqui... Mais embaixo. Às vezes dói o corpo todo!
(Cantam a Paródia da cantiga de domínio popular “O elefante”)
TODOS - A dor de hum dente incomoda muita gente/ quando em dois dentes, incomoda, incomoda, muito mais. / Se tem de tudo, mas não tem escova de dente/ significa que você tá imprudente/ Se quer saúde, uma saúde total/ então comece pela saúde bucal. / Porque saúde começa pela boca/ Por que saúde começa pela boca. FIO DENTAL - E aí, Doutor? Você que é um cara da hora, que tal voltar e dar o seu recadinho? (Entra o Dentista)
DENTISTA - Oi, pessoal! Viram que turminha legal? Então não se esqueçam: é importante manter os dentes livres do perigo. Usem sempre a escova, o creme dental com flúor e o fio dental. E todas as informações sobre a saúde bucal que vocês aprenderem passem para toda a família. Previnam-se contra a formação da cárie, do mau hálito e da doença da gengiva. Façam bochecho com enxaguante bucal sem álcool e escolham pasta que contém flúor. E caprichem no sorriso!
ESCOVA - Vamos cantar para a mamãe para ela nunca se esquecer que saúde começa mesmo é pela boca?
TODOS - Vamos! (Cantam a paródia da marchinha de carnaval: “Mamãe eu quero.”)
Mamãe eu quero/ mamãe eu quero/ mamãe eu quero escovar/ Me dá o creme, / me dá a escova, / E o fio dental que também vai ajudar. /// Mamãe eu quero/ mamãe eu quero/ mamãe eu quero escovar/ Já tenho o creme, / que tem o flúor, / e o meu dentinho bem mais forte vai ficar. Mamamamãe eu quero, / mamãe eu quero, / mamãe eu quero sorrir / com dentes fortes /e bem limpinhos/ e sem doenças para eu ser mais feliz. /// Cuide, filhinho, da sua dentição/ cuide do dentinho e se livre do “bichão” / escove bem os dentes, tenha uma boa educação. / Escove bem os dentes tenha uma boa educaçãããão.
FIM

Submited by

domingo, agosto 9, 2009 - 00:12

Prosas :

No votes yet

GilBerthoLopes

imagem de GilBerthoLopes
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 12 anos 5 semanas
Membro desde: 07/02/2009
Conteúdos:
Pontos: 270

Comentários

imagem de mariamateus

Re: A Saúde Começa Pela Boca

GilBertho :-)

CONCORDO CONSIGO!

ABRAÇO LUZ

imagem de jopeman

Re: A Saúde Começa Pela Boca

Mto bom, inteligente, criativo e educativo
Gostei imenso
Abraço

imagem de AlessandraBorges

Re: A Saúde Começa Pela Boca

Bom demais! Li junto com meus filhos que se encantaram também!
Muito educativo com um toque de humor,interessante para ensino.Parabéns!

imagem de KeilaPatricia

Re: A Saúde Começa Pela Boca

Ficou excelente... Adorei a criatividade...
Bjs na alma

:-)

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of GilBerthoLopes

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Erótico cAma 1 944 02/28/2011 - 07:18 Português
Fotos/Pessoas Gil Bertho Lopes 0 1.459 02/28/2011 - 05:49 Português
Poesia/Paixão Instantes 0 912 02/28/2011 - 05:39 Português
Fotos/ - 3008 0 1.416 11/24/2010 - 00:53 Português
Fotos/ - 1398 0 1.451 11/24/2010 - 00:39 Português
Fotos/ - Espetáculo: Junção - Grupo Art & Fatos Betim -MG 0 1.450 11/24/2010 - 00:38 Português
Fotos/ - Junção: Teatro Poesia- Fernando Pessoa/Paulo U. Kretlli 0 1.426 11/24/2010 - 00:38 Português
Fotos/Corpos Praia 0 1.387 11/20/2010 - 06:18 Português
Fotos/Corpos Intimidade 0 1.349 11/20/2010 - 06:14 Português
Fotos/Rostos Gil Bertho Lopes 0 1.411 11/20/2010 - 06:13 Português
Fotos/Rostos Capitão Haley em " Cheiro da Mulher" Teatro Gil Bertho Lopes 0 1.511 11/20/2010 - 06:13 Português
Prosas/Teatro TEATRO : A MÃE DO NOIVO - Gil Bertho Lopes 0 1.249 11/18/2010 - 23:55 Português
Poesia/Canção JACARÉS - Gil Bertho Lopes 0 702 11/17/2010 - 23:50 Português
Poesia/Erótico Ágape - Gil Bertho Lopes 0 936 11/17/2010 - 23:50 Português
Poesia/Tristeza Viagem 2 837 03/08/2010 - 19:31 Português
Poesia/Desilusão Findo Amor 3 849 03/08/2010 - 00:55 Português
Fotos/Pessoas Gil Bertho Lopes - Interpreta Fernando Pessoa 1 1.547 03/07/2010 - 14:09 Português
Poesia/Erótico CAma 5 977 02/17/2010 - 20:21 Português
Poesia/Geral HECATOMBE - Gil Bertho Lopes 6 991 02/17/2010 - 16:14 Português
Poesia/Meditação O Melhor de Si - Gil Bertho Lopes 5 803 02/15/2010 - 04:40 Português
Poesia/Amor Noite de Prata - Gil Bertho Lopes 3 990 02/06/2010 - 18:36 Português
Poesia/Desilusão Natal - Gil Bertho Lopes 2 920 01/10/2010 - 23:13 Português
Prosas/Teatro A Saúde Começa Pela Boca 4 1.893 09/23/2009 - 12:25 Português
Poesia/Meditação VIDA - Gil Bertho Lopes 1 839 09/19/2009 - 19:23 Português
Poesia/Geral ENDECHA - Gil Bertho Lopes 2 954 09/16/2009 - 15:56 Português