CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Fomos feitos para sentir tudo...

Presumo que muitas das pessoas que por aqui passam já tenham sentido ou experimentado sentimentos maus. Tão maus como a raiva, o ódio, a ira e outras sensações semelhantes. São tantas as circunstâncias e situações que a própria vida nos apresenta, que desafiam esses sentimentos.
Podem ser exíguos pingos com odor a decepção.
A paciência esgota-se, ou o dia não se apresenta em forma de humor positivo, e lá estamos nós a soltar uma espécie de inferno a tudo o que está á nossa volta. Descarregamos as nossas dores e pequenos desapontamentos sobre quem nos rodeia.
Nunca vos aconteceu?
Sei que não são sentimentos, quanto mais sensações boas de experimentar. Mas o ser humano não é feito apenas de coisas boas. E não adianta tentarem convencer-me do contrário e dizerem que são incapazes de sentir tais tenebrosidades. Todos os humanos têm esse lado negro.
Eu não tenho qualquer dúvida em afirmar ou dificuldade em admitir que tenho esse lado presente em mim. E quando me provocam nessa direcção, não há razão que resista. Já tenho muito pouco ou nada de racional, e quando me provocam nessa direcção é como se esse pouco fosse completamente aluído por uma agitada e brusca tempestade de emoções…
Felizmente alguém me ensinou a perícia sensata e ponderada, de ter a capacidade para aceitar e tratar estas cegueiras que por vezes se instalam em mim. Ás vezes somos envenenadas e minamos as relações pelas nossas próprias cegueiras.
Então eu sigo aquele conselho. Aceito estas minhas cegueiras, mas mantenho-me livre e imune de envenenamento por elas. Aceito a fúria, a raiva, a ira como sentimentos instintivos e da natureza do ser humano. Se a natureza nos formou com estes sentimentos, alguma razão deve haver. Se eles existem é porque também eles fazem parte da nossa essência.
Lembro-me de alguém me dizer que abafar e amordaçar as coisas más que sentimos é o mesmo que enlouquecer.
Fomos feitos para sentir tudo, seja bom ou seja mau. O mais importante mesmo é saber o que fazer com o que sentimos.
Alguém me ensinou que não vale a pena ter medo e muito menos arrependimentos. Que isso nos permite alcançar um nível muito mais alto da noção de nós mesmos.
É isso que eu quero. Subir mais um patamar. Elevar-me ainda mais, até áquele nível onde nenhum facto exterior é capaz de derrubar ou destabilizar a minha paz interior.
Há formas de ver a vida que têm sempre algo para ensinar, e uma das liçoes foi que, sem possuirmos auto controlo jamais conseguiremos fazer o resto…e corremos o risco de nos perder pelo caminho…

Submited by

terça-feira, janeiro 27, 2009 - 02:09

Prosas :

No votes yet

Marisa

imagem de Marisa
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 13 anos 22 semanas
Membro desde: 10/01/2008
Conteúdos:
Pontos: 38

Comentários

imagem de marcelcervantes

Re: Fomos feitos para sentir tudo...

Lindo texto!! De fato, tornar-se tão pleno a ponto de transitar pelo mundo sem poder ser derrubado por este é, no meu modo de ver, uma das maiores conquistas que alguém pode desejar obter durante a vida! E, para tal, ela tem mesmo de afirmar-se, compreender-se e acolher-se do modo como é - mas sempre buscando o melhor, claro! Beijos! :-)

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Marisa

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Fotos/ - 851 0 1.005 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - 852 0 1.046 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - Eu nao procuro as letras,sao elas que me procuram a mim 0 1.045 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - Obrigada a todos que dia apos dia alimentam o meu sonho 0 1.177 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - 583 0 995 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - 584 0 1.000 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - "A vida é generosa,e quer sempre dar-nos muito"P.Coelho 0 1.031 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - “A melhor aposta é apostar em mim mesma.” 0 1.091 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - "Liberdade é pouco.O que eu desejo ainda não tem nome." 0 1.081 11/24/2010 - 00:36 Português
Fotos/ - Sou talvez uma"pensadora",uma apaixonada pela vida... 0 1.038 11/24/2010 - 00:36 Português
Prosas/Outros Começar de novo 3 732 02/25/2010 - 03:53 Português
Prosas/Pensamentos Fomos feitos para sentir tudo... 1 722 12/11/2009 - 01:04 Português