CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A VIDA

 

 

Ao fazer locomover a vida, podemos ter duas opções: caminhar com a rota traçada, ou andar ao sabor dela sem rumo.

A primeira hipótese é aconselhável a todos os seres humanos mas, para isso, é necessário que o grande pilar da educação de cada país, seja forte e firme como um navio que segue a sua rota para chegar a porto seguro; mesmo que este navio da vida apanhe grandes tempestades, a sua rota não se altera, embora tenha de fazer um grande esforço para mantê - lo com rumo certo e sempre a navegar. Se o navio da vida se desviar da sua rota, o seu destino já não é o mesmo, mas sim um destino incerto e por isso, é preciso agarrar bem firme o leme para que a sua navegação seja equilibrada e chegue a salvo onde quisermos que ele chegue.

O barco da vida balança sempre ao enfrentar as grandes ondas, mas se o mestre ou o seu comandante for firme e determinado, pode ultrapassar sempre todos os vendavais que encontre na sua rota, mas chega sempre ao seu porto da glória.

Se quisermos que o navio da nossa vida chegue ao seu destino, não nos esqueçamos de traçar primeiro o seu rumo, para que não andemos à deriva e corrermos o perigo de naufragar. Quem se esforça honestamente consegue sempre que o seu navio da vida ultrapasse todas as tempestades e, só assim, é que temos o prazer de viver e conseguir com muita luta alcançar e gozar o que se pretende com glória.

A segunda hipótese, o que podemos dar à nossa vida não é aconselhável que ninguém a siga, pois fazê – la andar sem rumo, é fazer lançar o navio da vida contra as rochas e tudo se destrói num ápice.

Para que isto não aconteça devemos ter sempre uma grande auto estima, isto é, gostarmos de nós mesmos, nunca perder a esperança, mesmo nos momentos de grande aflição; assim é que as vidas ganham coragem para lutar e descobrir sempre o bom farol que nos guie sempre para a boa rota.

Andar sem rumo, é andar perdido, sem destino, sem rota e a vida não tem sentido ser vivida assim, sem a estrelinha da esperança.

Devemos ter sempre no nosso computador de bordo, a nossa mente, pensamentos positivos e aguentarmos sempre o navio da vida, contra todas as grandes intempéries, para que ele não se afunde e se desfaça como a espuma das ondas.

A vida humana é o maior tesouro do mundo, o maior milagre da natureza, e por ela devemos lutar sempre, porque não existe mais nenhuma; a natureza apenas dá uma vida a cada um de nós e, por isso, devemos apaixonar – nos por ela, fazer tudo para a salvar e mantê – la sempre no seu rumo certo.

Há momentos na vida que podemos sentirmo –nos perdidos no meio duma tempestade, ou até sentir que o mundo desabou sobre nós e nestas alturas é que se vê quem tem fé, esperança e uma grande determinação, para salvar a nossa amada, a nossa vida. Vale sempre a pena lutar, lutar por ela e dar – lhe sempre o melhor mas, para isso, é preciso muita luta mas, não esqueçamos que é com muita luta que no fim dá gosto de obter as grandes vitórias e a vida sorri de alegria, por chegar ao bom porto, o porto da grande vitória.

Estas vitórias são ainda mais, muito mais saborosas, se as conseguirmos, com mérito próprio, sem amachucar ninguém, o que nunca devemos deixar que aconteça, porque senão a vitória fica de luto, da cor da tristeza, não tem valor.

Cada um deverá seguir sempre a sua própria rota, sem atravessar – se na rotas dos outros, sem atropelamentos e mesmo que alguém se atravesse no nosso caminho, devemos desviar a nossa rota, mesmo que, para  isso, nos atrapalhe momentaneamente a caminhada; é muito bom ficarmos com a nossa mente sem remorsos, embora nos custe muitos sacrifícios.

A nossa consciência deverá ficar sempre tranquila, limpa como a água cristalina e a vida assim, tem mais sabor e alegria e o nosso sono é tão tranquilo como o de uma criança.

É bom pensar e agir assim mas, eu sei que na vida real é completamente diferente nos dias de hoje, é muito mais espinhosa; pudera que este sonho fosse realidade e que o mundo fosse como a paz de um anjo mas, eu sei que  não passa de um sonho e eu gosto de sonhar e tentar vê – la de uma forma diferente, como se espreitasse do alto de um pinhasco para o horizonte, onde o mar se confunde com o céu e o amor paira no ar, ou voa nas asas brancas duma gaivota que, poderia ter a liberdade de bombardear o mundo com a paz e todos gostaríamos de sermos atingidos, para que ela dominasse o mundo para sempre.

Eu sei que enquanto existirem dois homens na Terra, a paz não passa de uma utopia mas não faz mal sonhar com coisas impossíveis que é como uma magia na cabeça de uma criança. Como eu gostava de ser criança mas não como a minha criança do meu tempo, para não passar pelo que de mau passei, mas como a maioria das crianças de agora, para sonhar que os seres humanos são bons e de que a Terra é um paraíso, onde todos temos lugar numa verdadeira harmonia. Mas infelizmente hoje até as crianças sonham com as guerras e as armas sofisticadas, para matar, fazer sofrer, tudo ensinado pelos adultos através das novas tecnologias, onde nada passa despercebido e se desperta o interesse dos mais novos, pela maldade e destruição das vidas que são o maior milagre da natureza mas que, os homens teimam em lhe atribuir cada vez menos valor, só para que os adultos façam riqueza à custa da inocência e o dinheiro continua a ser o móbil da felicidade e infelicidade dos humanos que cada vez são mais os campeões da estupidez e da insensibilidade.

Podemos fazer todas as considerações possíveis e imaginárias mas, por muito que nos custe, o dinheiro é sempre o único motivo que faz girar o mundo da vida e da morte.

Vamos mais longe para que fiquemos mais perto; é assim o grande avanço da humanidade que caminha sempre para o futuro, deixando maus augúrios no passado que caminha aceleradamente para a sua própria extinção, por vontade própria e com conhecimento de causa que ainda é pior. Se a inteligência e o bom senso preponderasse na mente dos homens, a humanidade mostraria sinal de ter essa inteligência, arrepiando caminho, parava para pensar, porque o caminho que percorre cheio de ganância pelo dinheiro e pelo poder e tentando impor sempre a lei do mais forte dentro da sociedade.

Ai humanidade, humanidade, pensa bem, reflecte e mostra um acto de inteligência, porque a vida é para ser vivida no amor e na paz e não para fazer a guerra, espalhar o ódio, a tristeza e a insegurança dentro de ti. Olha à tua volta e repara que os outros seres vivos que dizes serem irracionais não procedem assim, mostrando mais inteligência e sensibilidade do que tu.

A raça humana irá sobreviver a tantos atentados à sua própria natureza? Até agora tem sobrevivido mas, o futuro dirá e mostrará o resultado das suas agressões. Pois é, só a natureza o dirá ou ditará as suas leis mas, a humanidade nunca saberá qual será o momento oportuno e ainda bem que  desconhece o tempo em que ela agirá mas, a humanidade sabe que, mais tarde ou mais cedo vai acontecer esse momento mas, por incrível que pareça, continua impávida e serena, alheia ao mal que vai fazendo e consequentemente, ela, a humanidade, vai sofrendo  na pele, mas não aprende com todos os erros que conscientemente vem fazendo e os outros animais sem culpa formada, vão sofrer com os mesmos erros.

Submited by

quarta-feira, abril 6, 2016 - 09:12

Prosas :

No votes yet

José Custódio Estêvão

imagem de José Custódio Estêvão
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 1 ano 42 semanas
Membro desde: 03/14/2012
Conteúdos:
Pontos: 7749

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of José Custódio Estêvão

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Geral AS ONDS DO MAR 6 4.224 06/17/2021 - 19:46 Português
Poesia/Meditação Pensamento 1 1.450 06/17/2021 - 19:45 Português
Poesia/Meditação Pensamento 1 2.403 06/17/2021 - 19:40 Português
Poesia/Amor Três coisas 2 1.989 12/12/2019 - 17:00 Português
Poesia/Fantasia O MEU NOME 0 2.520 12/14/2018 - 10:36 Português
Poesia/Meditação O TEMPO LEVA TUDO 0 2.957 09/28/2018 - 14:56 Português
Prosas/Pensamentos 34- O HOMEM 6 3.866 03/21/2018 - 15:04 Português
Poesia/Amor VERMELHO 0 2.976 09/04/2017 - 09:13 Português
Poesia/Amor UMA ORQUÍDEA PARA TI 0 3.709 07/17/2017 - 09:50 Português
Poesia/Meditação AS PEDRAS DOS RIOS 0 4.494 06/07/2017 - 08:54 Português
Prosas/Pensamentos PENSAMENTOS 34 0 3.503 05/24/2017 - 10:09 Português
Poesia/Amor AMO-TE COMO ÉS 0 3.541 05/24/2017 - 09:59 Português
Poesia/Meditação SABER SER FRELIZ 0 2.557 05/09/2017 - 15:51 Português
Poesia/Amizade TU 0 3.412 04/21/2017 - 10:52 Português
Poesia/Meditação PARA DE TE QUEIXAR 2 2.617 03/26/2017 - 19:34 Português
Poesia/Meditação PARA QUÊ MATAR? 5 4.152 03/24/2017 - 11:31 Português
Poesia/Meditação CHEGAR, VER E VENCER 0 3.442 03/13/2017 - 14:57 Português
Poesia/Amor BEIJOS TEUS 0 3.115 02/22/2017 - 10:12 Português
Poesia/Amor OLHANDO O MAR 0 2.402 02/08/2017 - 10:26 Português
Poesia/Amor SAUDADE 0 3.387 02/01/2017 - 10:29 Português
Poesia/Geral FRIO 0 2.781 01/26/2017 - 10:27 Português
Poesia/Geral FRIO 0 2.627 01/26/2017 - 10:23 Português
Poesia/Fantasia AS ONDAS DO MAR 0 2.562 01/11/2017 - 09:49 Português
Poesia/Meditação AMANHECEU OUTRA VEZ 0 3.062 01/04/2017 - 11:22 Português
Poesia/Alegria RIR 0 3.998 12/21/2016 - 09:58 Português