CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

FEMINISMO - Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético

FEMINISMO - ao contrário do que é imaginado, o Feminismo não é um movimento da atualidade. Ao logo do tempo, várias Correntes Filosóficas e Religiosas (particularmente as Animistas) defenderam o direito das Mulheres usufruírem o mesmo Direito concedido aos Homens. Não recuaremos aos Matriarcados Primitivos, pois suas organizações não foram regidas por Teorias ou Sistemas defensores da Igualdade, mas por força de eventos materiais, como a morte dos Homens em guerras e em caçadas de subsistência. Desse modo, recuaremos só até a Revolução Francesa, em 1789, quando as mulheres tiveram efetiva participação nas lutas físicas e na elaboração de Políticas voltadas para seus interesses, como ocorreu com a militante e escritora OLYMPE DE GOUGES que paralelamente à “Declaração dos Direitos dos Homens” escreveu a “Declaração dos Direitos da Mulher”, onde combatia a exploração que sofriam em todas os aspectos e onde expunha as reivindicações femininas, apoiada nos textos poéticos do filósofo CONDORCET. Desde o inicio da Revolução, as francesas atuaram vigorosamente através da criação de vários “Clubes de Atividades Feministas”. Em 1792, ETTA PALM chefiou uma delegação que na Assembléia exigiu que as mulheres tivessem acesso ao Serviço Público e às Forças Armadas, além, é claro, do fim da opressão nas esferas jurídica, política, econômica etc. Mas as exigências não foram atendidas e o líder da Revolução, Robespierre, proibiu a associação de mulheres em Clubes. O projeto de Igualdade para ambos os sexos foi arquivado e sufocado pelo “Terror”, como ficou conhecida a época em que as execuções de “inimigos da Revolução” ceifaram a vida de grande parte de cidadãos, quer fossem, ou não, contra-revolucionários. Em 1848 a França viveu nova Revolução e novos “Clubes Feministas” surgiram no País. Além da equiparação política e jurídica, as mulheres exigiam também a equiparação salarial, pois com a crescente industrialização as francesas, a exemplo de outras, abandonavam seus antigos serviços caseiros para serem operárias nas Indústrias. Essa entrada, aliás, gerou um efeito colateral nocivo, pois como as operárias aceitavam salários menores que os pagos aos homens, eles eram substituídos pela “Mão de Obra” mais barata. Com os maridos desempregados, as esposas tiveram que trabalhar por salários cada vez mais achatados, pois, afinal, alguém tinha que por comida na mesa... E se o Pai já não podia fazê-lo, a Mãe da família herdou a obrigação. Então, as mulheres já não trabalhavam apenas para realização pessoal ou satisfação profissional. Trabalhavam por pura e concreta necessidade. Mas o Mal não ficava por aqui, pois lhes foi acrescentado a dupla, tripla, ou quádrupla jornada, vez que além do trabalho externo, a mulher continuou a responder pelas tarefas domésticas. Uma situação deveras difícil e que ensejou vários movimentos de protestos, os quais, diga-se, assemelhavam-se aos de outros operários; fato que contribuiu para uma aproximação estreita com os Partidos de Esquerda. Todavia, a situação ganhou ares de definitiva e irreversível e, embora longe da ideal, é inegável que as mulheres conquistaram direitos sobre seus corpos, sobre suas sexualidades, estudos, carreiras etc. Decerto que tais Direitos não são vistos favoravelmente por todos, pois muitos alegam que houve apenas uma mudança na forma de se explorarem as mulheres. É uma discussão que comporta teses e antíteses, mas que apenas por existir mostra que a realidade da mulher independente veio para ficar. Nos EUA e na Grã Bretanha (GB) os Movimentos Feministas também foram importantes. Na GB MARY WOLLSTON ECRAFT publicou em 1792 a obra “Reivindicação dos Direitos das Mulheres” e em meados do século XIX BARBARA LEIGH SMITH e o Filosofo e Economista JOHN STUART MILL lideraram a criação de um Comitê do Sufrágio Feminino, o qual em 1866 foi abortado pelo Parlamento. Nos EUA, em 1837, fundou-se a Universidade Feminina de HOLYOKE e nesse mesmo ano uma aconteceu uma Convenção de Mulheres contrárias à Escravidão. No Brasil, pode-se citar a bióloga e zoóloga BERTA LUTZ que fundou em 1922 a “Federação Brasileira pelo Progresso Feminino” que defendia o direito ao voto e ao trabalho independente da autorização do marido. NUTA BARTLETT tambem participou de lutas políticas na década de 1930 e foi uma das fundadoras da UDN (União Democrática Nacional). Desde o inicio do século XX a situação da mulher mudou radicalmente em quase todos os países do Mundo. A Revolução Russa de 1917 concedeu-lhes o direito ao voto e em 1930 as mesmas já votavam na Nova Zelândia, na Austrália (em 1902), na Finlândia em 1906, na Noruega em 1913, no Equador em 1929 e quando o século atingiu sua metade, em mais de uma centena de países. Após a 2ª Guerra (1939/1945), o Feminismo floresceu com mais vigor, graças ao ingresso maciço das mulheres nas indústrias, ocupando as vagas dos homens que foram para a guerra. Por essa época a escritora francesa SIMONE DE BEAUVOIR lançou sua obra “O Segundo Sexo” que foi de importância teórica decisiva para a fixação do movimento. Em 1963 a Norte Americana BETTY FRIEDAN iniciou sua cruzada e a formatação em nível mundial do Movimento Feminista. Episódios como a “queima de sutiãs” aconteceram em quase todos os lugares como marca do Protesto Feminino. Na GB, GERMAINE GREER escreveu “A Mulher Eunuco”, em 1971, obra que foi considerada o “Manifesto” do movimento chamado de ‘WOMEN’S LIBERATION’, abreviado para “Women’s Lib”. As reivindicações, então, já não eram apenas de cunho social e de ordem civil. Exigia-se respeito às particularidades femininas e a libertação de toda opressão. O Feminismo como Doutrina e como Movimento Social tem como objetivo fundamental defender a igualdade dos direitos entre os gêneros. E visa, sobretudo, a igualdade política, civil, cultural, econômica e profissional.

Submited by

domingo, fevereiro 14, 2010 - 16:01

Prosas :

No votes yet

fabiovillela

imagem de fabiovillela
Offline
Título: Moderador Poesia
Última vez online: há 7 anos 25 semanas
Membro desde: 05/07/2009
Conteúdos:
Pontos: 6158

Comentários

imagem de ÔNIX

Re: Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético

Gostei de ler

Parabéns e obrigada pela partilhe de tão importante texto

Abraço

Matilde D'Ônix

PS: Se quiser participar no Forum, no tópico "Históris Contadas", só terá que escrever um conto e copiar para lá o link da publicação aqui nesta secção

imagem de fabiovillela

Re: Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético

Lisonjeado pela atenção, agradeço a generosidade do comentário.

Abraços,

Fabio

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of fabiovillela

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Tristeza A Canção de Alepo 0 4.286 10/01/2016 - 21:17 Português
Poesia/Meditação Nada 0 4.039 07/07/2016 - 15:34 Português
Poesia/Amor As Manhãs 0 3.452 07/02/2016 - 13:49 Português
Poesia/Geral A Ave de Arribação 0 3.476 06/20/2016 - 17:10 Português
Poesia/Amor BETH e a REVOLUÇÃO DE VERDADE 0 4.267 06/06/2016 - 18:30 Português
Prosas/Outros A Dialética 0 5.586 04/19/2016 - 20:44 Português
Poesia/Desilusão OS FINS 0 3.876 04/17/2016 - 11:28 Português
Poesia/Dedicado O Camareiro 0 5.133 03/16/2016 - 21:28 Português
Poesia/Amor O Fim 1 3.716 03/04/2016 - 21:54 Português
Poesia/Amor Rio, de 451 Janeiros 1 8.709 03/04/2016 - 21:19 Português
Prosas/Outros Rostos e Livros 0 3.665 02/18/2016 - 19:14 Português
Poesia/Amor A Nova Enseada 0 3.962 02/17/2016 - 14:52 Português
Poesia/Amor O Voo de Papillon 0 2.961 02/02/2016 - 17:43 Português
Poesia/Meditação O Avião 0 3.355 01/24/2016 - 15:25 Português
Poesia/Amor Amores e Realejos 0 4.685 01/23/2016 - 15:38 Português
Poesia/Dedicado Os Lusos Poetas 0 3.710 01/17/2016 - 20:16 Português
Poesia/Amor O Voo 0 3.496 01/08/2016 - 17:53 Português
Prosas/Outros Schopenhauer e o Pessimismo Filosófico 0 5.371 01/07/2016 - 19:31 Português
Poesia/Amor Revellion em Copacabana 0 3.738 12/31/2015 - 14:19 Português
Poesia/Geral Porque é Natal, sejamos Quixotes 0 3.416 12/23/2015 - 17:07 Português
Poesia/Geral A Cena 0 3.855 12/21/2015 - 12:55 Português
Prosas/Outros Jihadismo: contra os Muçulmanos e contra o Ocidente. 0 4.121 12/20/2015 - 18:17 Português
Poesia/Amor Os Vazios 0 5.092 12/18/2015 - 19:59 Português
Prosas/Outros O impeachment e a Impopularidade Carta aberta ao Senhor Deputado Ivan Valente – Psol. 0 3.423 12/15/2015 - 13:59 Português
Poesia/Amor A Hora 0 4.745 12/12/2015 - 15:54 Português