CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

As abelhas e o refrigerante

As Abelhas e o Refrigerante
Jorge Linhaça

Existem certas cenas que se repetem em nossas vidas, como que a nos instigar a perceber o porquê dessa insistência.
Anos atrás fotografei as abelhas sobre a lata de um refrigerante que eu tomava, pensando escrever sobre isso e, simplesmente, esqueci.
Hoje, ao tomar outro refrigerante, a cena repetiu-se, não tinha uma câmera para fotografar, por isso valho-me da foto antiga para ilustrar esta minha reflexão.

Meu primeiro impulso foi sentir-me um tanto quanto feliz por que a abelha, afinal, usufruía dos restos do refrigerante e sorvia-o tal qual faria com o néctar das flores...ops...aí me dei conta de algo assustador:

As abelhas ( por certo não apenas aquela ) tem sido atraídas pela facilidade de encontrar alimento e matéria prima em maior abundância do que aquele contido nas flores.
Oras, para cada "lambida" que uma abelha dá num restinho de refrigerante, garapa ou suco, quantas flores deixam de ser visitadas e consequentemente polinizadas por esses insetos?

Lembrei-me de que, em Santa Catarina está havendo um misterioso "sumiço" das abelhas das colmeias dos apicultores.
Não sei se existe alguma relação com a ação de "minhas abelhas" da lata de refrigerante, mas talvez elas tenham cansado de viver em uma casa de madeira e voar de flor em flor e tenham encontrado alguma "terra da fartura" das abelhas com "rios, lagos e mares" de refrigerantes , sucos, etc.

O prejuízo vai muito ale´m da perda de produção do mel e outros produtos da apicultura, a não polinização das árvores frutíferas acarreta em perda produção também de frutas.

Também é verdade que a qualidade do mel produzido por essas abelhas "urbanas" é comprometida pelo material coletado por elas, podemos imaginar que em algum momento estejamos tomando mel de refrigerante ao invés de, por exemplo, mel de flor de laranjeira.

Após pensar nas abelhas e nas consequencias desse "alimento fácil " voltei meus pensamentos para a comparação com os seres humanos, principalmente nossos jovens.
Com as facilidades da vida moderna, com os apelos comerciais, a grande maioria de nossos jovens não tem a menor idéia de onde vem os alimentos, talvez alguns até pensem que eles são produzidos nos supermercados...sei lá.
Não sei se hoje , um número significativo de moças e rapazes, sabem cozinhar, costurar, bordar, tricotar, crochetar ou fazer pequenos reparos de hidráulica, elétrica, marcenaria, alvenaria...

Tudo hoje é fácil demais, tudo pode ser comprado, até mesmo sem se sair de casa, é mais fácil pagar para ter do que aprender a fazer, até porque muitos pais não tem tempo de ensinar e talvez nem mesmo eles saibam lidar com ferramentas ou utensílios de cozinha.
As Festas de aniversário cada vez mais se deslocam para as redes de Fast Food o que, perdoem-me os mais consumistas, retira muito da "magia" do aconchego e dos preparativos para uma festa familiar e com os amigos e colegas.
Claro...fazer a festa em um lugar reservado evita muito trabalho...não tem que se fazer compras, preparar alimentos, a casa não fica de ponta cabeça etc...

Mas afinal, isso não é o que realmente faz parte? Esse "tumulto controlado" que os envolvidos vivem nesse dia de festa?
Aquela turma que fica até o final e ajuda com as vassoura e na eliminação "do mais grosso" da bagunça...
Sei lá...talvez eu seja um pouco saudosista...mas acho que no fim isso faz falta.
Para grande parte de nossa juventude, festa, comemoração, balada, são sinônimos de ingestão de drogas ( lícitas para a maioria e ilícitas para outra parcela nem tão pequena assim).

Falo dos jovens, mas poderia falar de qualquer um de nós...
Quantas vezes não agimos como as abelhas urbanas, optando pelo mais fácil ? Quantas vezes não nos deixamos iludir pelas paixões por estas exigirem menos esforço que o amor ?
Quantas vezes nos deixamos levar pelo sentimento de que a solidão é menos perigosa do que os relacionamentos e nos acostumamos a ser eremitas de nossas almas.

Não falo da solidão de quem se isola no deserto ou montanha, literalmente, mas dessa solidão com a qual compactuamos a cada dia. Essa solidão que nos acomete mesmo quando estamos em grupo. Esse sentimento de cada um por si e Deus por todos.

Nos tempos modernos cada qual cria o seu próprio mundo, como se fora um "pequeno príncipe". A diferença é que, viajamos para fora de nossos asteróides e nos tornamos, por alguns momentos despersonalizados, passamos a repetir o comportamento da maioria...levamos ao pé da letra o " Em Roma como os romanos" e dito assim até parece a frase de um leão no coliseu..."como os romanos"...Mas, trocadilhos à parte, a nossa solidão vem em parte dessa "necessidade" de andar uniformemente , politicamente correto , engolir as nossas próprias idéias em prol de uma "boa convivência"

Somos abelhas tomando refrigerante, esquecendo como fecundar as flores, vamos criando um mundo de idéias assépticas, uniformes, ditadas em grande parte pela mídia em todas as suas formas.

Faltam jardins e nossas vidas e, no entanto, reclamamos da falta de borboletas...cimentamos nossos canteiros de idéias e ideais, depois reclamamos que o mundo é muito estranho.
Esse mundo "estranho" é o que permitimos que se construa à nossa volta a cada calar de voz, a cada idéias natimorta pela nossa falta de coragem em externá-la, a cada passo em direção à uniformidade, ao mais um no meio da multidão.

Se nosso mundo e o de nossos descendentes vai ter ou não jardins, se as borboletas e abelhas voltarão um dia, depende das pequenas escolhas que fazemos hoje e do que ensinamos às novas gerações que nos sucederão.

Ninguém é tão pequeno que não faça diferença em muitas vidas, depende apenas de ter as atitudes corretas para que essa diferença seja para o bem.

A escolha é de cada um de nós...ou nos alimentamos das flores ou nos contentamos com os restos de refrigerantes...

Arandú, 15 de abril de 2011
11:56

Submited by

domingo, maio 15, 2011 - 12:49

Prosas :

No votes yet

Jorge Linhaca

imagem de Jorge Linhaca
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 8 anos 43 semanas
Membro desde: 05/15/2011
Conteúdos:
Pontos: 1891

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Jorge Linhaca

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Meditação No dia em que eu Partir 0 1.738 07/11/2015 - 11:46 Português
Ministério da Poesia/Soneto Fiat Lux 0 4.142 07/11/2015 - 11:43 Português
Poesia/Soneto Minha cabeça já não pensa mais poesia 0 1.593 07/11/2015 - 11:35 Português
Poesia/Comédia Punheta seca ou molhada...o que mais te agrada? 1 8.895 11/19/2013 - 18:16 Português
Culinária/Sobremesas baba de moça 1 4.696 10/20/2011 - 20:41 Português
Culinária/Outros Tapioca 2 3.249 10/20/2011 - 20:38 Português
Poesia/Fantasia Aquarela da vida 1 3.618 10/20/2011 - 20:35 Português
Poesia/Soneto Nefelin do amor 1 2.228 10/20/2011 - 20:32 Português
Poesia/Soneto Pé Na Estrada 1 2.511 10/20/2011 - 20:31 Português
Poesia/Alegria CARTA PRÔ SANT'ANTÔNHO 0 2.086 06/10/2011 - 20:34 Português
Poesia/Aniversários A Ti, Afortunado Amigo 0 3.116 06/06/2011 - 15:02 Português
Prosas/Outros A Democracia da Depressão 0 2.562 06/06/2011 - 13:16 Português
Poesia/Soneto Poeta Fora do Tempo 0 3.057 06/06/2011 - 00:39 Português
Poesia/Soneto Meu Último Verso 0 3.849 06/06/2011 - 00:36 Português
Poesia/Soneto Eu, Nefelin do Amor 0 2.213 06/06/2011 - 00:34 Português
Poesia/Geral Quem Dera 0 2.557 06/06/2011 - 00:30 Português
Poesia/Comédia Vamos comer uma Sakana? 0 4.387 06/04/2011 - 16:10 Português
Poesia/Comédia Caldo de Pinto 0 3.228 06/04/2011 - 15:14 Português
Poesia/Comédia Vamos comer uma putanesca 0 3.371 06/04/2011 - 15:13 Português
Poesia/Comédia Vamos comer uma Kenga? 0 3.147 06/04/2011 - 15:11 Português
Poesia/Comédia Como Fazer uma Chupetinha 0 4.956 06/04/2011 - 15:09 Português
Poesia/Geral Churrasco para os amigos 0 2.337 06/04/2011 - 15:06 Português
Poesia/Geral Caruru para os amigos 0 2.795 06/04/2011 - 15:05 Português
Culinária/Pratos Principais Carreteiro de Charque 0 6.087 06/04/2011 - 15:02 Português
Culinária/Sobremesas Chico Balanceado 0 4.233 06/04/2011 - 14:59 Português