CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Em espiral

A claridade, que os estores do meu quarto deixam passar, diz-me que as duas e meia que marcam os ponteiros do relógio da cabeceira já são da tarde.

Hoje é sábado. Está um frio de rachar lá fora. O quarto está gelado e estou indeciso entre a coragem de me levantar ou a vontade de me deixar ficar. Olho em volta e relembro a noite longa de insónia que passou. Vejo o candeeiro que ficou aceso. Um livro aberto pousado ao meu lado. No cinzeiro, cheio de cinza e pontas apagadas, vejo um maço de cigarros amarrotado.

São quase três da tarde. Decido me levantar. Arrasto-me até ao chuveiro e enfio-me debaixo da água. Demoro até me sentir completamente refeito do choque térmico, e no meio do nevoeiro causado pela elevada temperatura da água, tento vislumbrar-me ao espelho. Acabo por desistir, a vontade de me olhar olhos nos olhos também não é nenhuma.

Agasalhado, saio de casa depois das três e meia, decidido a ir até à praia.
O mar exerce em mim uma atracção que nunca questionei. Funciona como um refúgio. Um refúgio imenso, aberto e infinito.

Está frio, mas timidamente o Sol aparece, e os poucos raios, que conseguem furar a espessa camada de nuvens que cobre o céu, trazem algum calor e conforto à minha alma atormentada. A contemplação de tão bela atmosfera faz-me sentir em paz. Infelizmente por pouco tempo.

Sou despertado pelo empregado da esplanada, que me devolve à realidade. Não sou capaz de comer. Peço que me traga apenas um café e acendo mais um cigarro.

Um turbilhão de pensamentos assola-me. As minhas angústias, as minhas memórias, os desafios que não sei se anda vou conseguir ultrapassar. E tento carregar as minhas forças com o calor ténue do Sol.

È o primeiro Natal. Tenho que me conformar, mas ocasiões festivas como esta, não me deixam seguir em frente. As memórias vêm com maior intensidade, e consomem-me a pouca vontade que tenho de viver.

As horas vão passando, e não consigo tomar nenhuma decisão. O Sol começa a pôr-se. Penso se ainda manténs o fascínio pelo pôr-do-sol. Foram tantos os que celebramos juntos.

Levanto-me e decido caminhar pela marginal. Os candeeiros da avenida começam a acender e eu lá continuo, acompanhado apenas pela minha sombra. Vagueando.

Determino que hoje é dia para tomar decisões, e a primeira é fazer uma viagem. Vou para longe nesta quadra. Volto só no início do ano. Cheio de energia e com vontade de começar de novo. Do nada. Sem nada. Sem ti. Quando voltar logo se vê.

Talvez esteja apenas a fugir uma vez mais à realidade, mas alguma coisa tenho que fazer. Tenho que deixar de ver os lugares onde ainda te recordo, onde ainda somos. Se calhar esta é a minha maior certeza, extraída deste dia de decisões. Tenho que te deixar.

Orgulhoso da decisão, meto-me no carro e corro para espalhar a notícia. Os meus pais ficaram calados. Estavam a contar comigo para a ceia. Acabam por concordar, resignados, vendo o meu entusiasmo, e esperançados que seja desta. Querem o melhor para mim, foi como se despediram nessa noite, depois do jantar.

Deitei-me cedo, e preparei-me para mais uma noite de insónia, determinado a escolher o destino da minha viagem. Fui relembrando e eliminando todos os lugares que visitamos juntos, em férias, em viagens de trabalho que aproveitamos para nos acompanharmos um ao outro, sempre. Eliminei também todas as viagens, todas as férias que nos prometemos fazer um dia. Dei comigo quase sem destinos possíveis. Nós que tanto gostávamos de viajar, que tantos planos não nos cansávamos de fazer. Adormeci sem destino escolhido.

Submited by

quarta-feira, outubro 22, 2008 - 13:38

Prosas :

No votes yet

nomada

imagem de nomada
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 10 anos 4 semanas
Membro desde: 10/10/2008
Conteúdos:
Pontos: 240

Comentários

imagem de Henrique

Re: Em espiral

Mais um excelente texto que encontro no WAF! :-)

imagem de Anonymous

Re: Em espiral

Hummm!!!

Alucinante viagem...não deixa adormecer!

Beijo

imagem de nomada

Re: Em espiral p/ MariaTreva

Hummm!!!

Ainda bem que viajaste, é gratificante saber que provoco esse tipo de sensações.

Obg pelo teu coment. :-)

Beijo.

imagem de Andarilhus

Re: Em espiral

Que belos candeiros... e acordar às 3 da tarde!?
... Já percebi porquê... coisas de vida, tão bem registadas, aqui.
Sóbrio e sentido.
Um abraço

imagem de nomada

Re: Em espiral p/ Andarilhus

Obg pelo teu comentário.
Fico satisfeito que tenhas apreciado.

Abraço!

imagem de MariaSousa

Re: Em espiral

Uma espiral "descendente" que leva ao abandono de seguir uma decisão.

Gostei de ler.

Bjs

imagem de nomada

Re: Em espiral p/ MariaSousa

Fico contente que tenhas gostado.
Curiosamente comecei a escrever prosas antes de tentar poesia.
Apesar de serem registos diferentes, onde achas que me saio melhor? Qual te dá mais prazer ler?

Obrigado pelo teu comentário. :-)

Beijo.

imagem de MariaSousa

Re: Em espiral p/ MariaSousa

Olá,

Pessoalmente gosto mais de ler poesia. Gosto mais de te ler em poesia.

Bjs

imagem de nomada

Re: Em espiral p/ MariaSousa

Olá,

Obrigado pela tua opinião. É um grande incentivo.

Beijo.

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of nomada

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Videos/Perfil 195 0 906 11/24/2010 - 21:48 Português
Fotos/ - 641 0 927 11/23/2010 - 23:36 Português
Fotos/Paisagens Nunca cansa... 3 973 09/14/2010 - 00:33 Português
Fotos/Cidades Em espiral 1 906 03/07/2010 - 14:23 Português
Fotos/Paisagens Cruzada 2 999 03/07/2010 - 14:22 Português
Prosas/Drama Em espiral 9 596 03/06/2010 - 00:42 Português
Poesia/Erótico Vírus 13 664 03/01/2010 - 18:09 Português
Poesia/Fantasia Noite de Bruxas 5 497 02/28/2010 - 14:36 Português
Poesia/Paixão Beijos são para ser roubados 19 799 02/28/2010 - 13:54 Português
Poesia/Soneto Foi assim tão difícil tu perceberes? 10 505 02/28/2010 - 13:46 Português
Poesia/Tristeza Alucinaçao 11 580 02/28/2010 - 13:30 Português
Poesia/Meditação Island 3 636 02/28/2010 - 13:09 Português
Poesia/Soneto Mulheres 9 614 02/28/2010 - 13:01 Português
Poesia/Desilusão This Mortal Peace... 5 606 02/28/2010 - 12:49 Português
Poesia/Meditação Não sou 11 631 02/28/2010 - 12:44 Português
Poesia/Erótico Don't come 7 688 02/28/2010 - 12:33 Português
Poesia/Amor Perdido 9 702 02/28/2010 - 12:32 Português
Poesia/Paixão Até sempre 7 588 02/28/2010 - 12:22 Português
Prosas/Lembranças Solidão 6 548 12/09/2008 - 14:01 Português