CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Enciclopédia do Futebol Gaúcho

Enciclopédia do Futebol Gaúcho

Paulo Monteiro (*)

A publicação de Enciclopédia do Futebol Gaúcho – Volume I – Ídolos e Craques, de Marco Antonio Damian e César Freitas, com lançamento no próximo dia 16 de julho na sede da Academia Passo-Fundense de Letras, revelará ao público um dos acontecimentos editoriais mais importantes da Capital Nacional da Literatura neste ano de 2009. Revela, ao mesmo tempo, Marco Antonio Damian um dicionarista que continua a tradição iniciada por nosso confrade Antonio Carlos Machado com sua Enciclopédia Sul-Rio-Grandense Ilustrada, publicada em fascículos, pela Gráfica Editora Berthier, de Passo Fundo, entre 1988 e 1989.
Não sei se o autor de Futebol de Passo Fundo – Contribuição à sua História conhece O Pampa Heróico (Esbôço geral da sociogênese riograndense), Rio de Janeiro, 1942, s/ed., mas há uma coincidência de idéias incríveis entre a Introdução do livro do Antônio, que já nos deixou e Apresentação do outro Antonio, que é um membro atuante de nossa Academia. Refiro-me à notícia-crime do descaso que havia para com os documentos referentes à história do Rio Grande do Sul, feita pelo autor de Seara Alheia, há 65 anos, e o que escrevem Marco Antonio Damian e César Freitas, quando ao descaso existente nos clubes rio-grandenses do sul, quanto à documentação interna.
Trata-se de uma tradição ancestral. Talvez preserve a herança das hordas selvagens, apagando os rastros para que não fossem seguidas por tribos adversárias, ou dos bandos armados que fizeram “o Pampa heróico”, decantado em prosa e verso, também para ocultarem seus objetivos táticos dos antagonistas, ou, ainda, para não deixarem provas das degolas e outras violências. Quaisquer que sejam os motivos dessa destruição das fontes históricas, Antonio Carlos Machado, a seu tempo, e Marco Antonio Damian, hoje, não se amedrontaram, conseguindo realizar obras imorredouras.
Mas entremos na essência mesma deste primeiro volume da Enciclopédia do Futebol Gaúcho.
Numa carta de Paris, dirigida a Gaspar da Silveira Martins, em 7 de abril de 1896, o Barão do Rio Branco narra que às 3 horas daquele dia, aconteceria última partida entre “os melhores jogadores de Paris e o Club de Coventry, que possui uma das mais célebres turmas de futebol da Inglaterra”. Revela, com certo orgulho, que seu “filho Paulo, estudante de medicina, é o arrière ou back da equipe francesa e é tido como o melhor arrière da França”. Traduzindo, historicamente, nos últimos anos do Século XIX o melhor zagueiro da França era um brasileiro. Não era, porém um dos nossos muitos afro-descentes, nascidos e crescidos nas periferias, mas um integrante da nobreza imperial. O futuro consolidador das fronteiras nacionais sentencia: “Esse gênero de esporte devia ser introduzido no seu Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas, onde o clima permite tais exercícios”. Quem revela esse documento é Lafayete Silveira Martins Rodrigues Pereira, à página 48 da Introdução aos Discursos Parlamentares de Silveira Martins, publicados pela Câmara dos Deputados em 1979.
Os aproximadamente 1500 verbetes enfeixados nesse tomo inicial da Enciclopédia do Futebol Gaúcho comprovam o acerto de Rio Branco. No Rio Grande do Sul de Silveira Martins nasceram ou se destacaram muitos dos mais importantes atletas brasileiros e firmaram-se duas das “célebres turmas de futebol” do Brasil em todos os tempos, Internacional e Grêmio. Certo é que poucos anos depois das proféticas palavras de Rio Branco, maristas franceses introduziam o “esporte bretão” em Passo Fundo. Ao que tudo indica a atual Praça Tamandaré, ao redor da qual nasceu a cidade nos dias finais de 1827 e onde acamparam exércitos farroupilhas e caramurus e tropas maragatas e pica-paus foi nosso primeiro “estádio”.
Marco Antonio Damian e César Freitas, com essa obra, resgatam uma dívida histórica dos gaúchos com seus ídolos e preservam seus nomes para as gerações futuras. Ali encontramos os grandes ídolos e os quase anônimos jogadores que fizeram e continuam fazendo a alegria dos torcedores nos quatro cantos do Rio Grande. Ler a Enciclopédia do Futebol Gaúcho é recordar craques que se tornaram ídolos e que fizeram, no Estado, a alegria e a tristeza de colorados e gremistas, ou de quatorzianos e periquitos, em Passo Fundo.
Apoiada em vasta e demorada pesquisa, que incluiu até mesmo pacientes investigações em cemitérios, para conferir datas de falecimento de atletas, o livro que será lançado na sede da Academia Passo-Fundense de Letras, será um clássico.
(*) Paulo Monteiro, autor de livros e centenas de artigos e ensaios sobre temas literários, culturais e históricos, é presidente da Academia Passo-Fundense de Letras e integra diversas entidades culturais do Brasil e do Exterior.

Submited by

sexta-feira, julho 10, 2009 - 14:52

Prosas :

No votes yet

PauloMonteiro

imagem de PauloMonteiro
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 11 anos 22 semanas
Membro desde: 01/19/2009
Conteúdos:
Pontos: 611

Comentários

imagem de PedroDuBois

Re: Enciclopédia do Futebol Gaúcho

excelente resenha, caro Paulo. o assunto, claro, merece toda a nossa atenção, até porque passo-fundense de origem e coração, nunca me canso de seus personagens: tive o prazer de conviver com o dr. Antônio Carlos Machado (pai do Carlos Alceu), extraordinária pessoa e literato de primeira linha. Abraços, Pedro.

imagem de PauloMonteiro

Re: Enciclopédia do Futebol Gaúcho

Prezado Pedro:
Obrigado por teu generoso comentário. E parabéns pela entrevista que está em Luso Poemas. Estou lendo toda a obra editada de Antonio Carlos Machado para um texto de fundo que será publicado no próximo número da revista Água da Fonte, da Academia Passo-Fundense de Letras.
Um grande e fraterno abraço do
Paulo Monteiro

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of PauloMonteiro

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Amor Oração do Poeta 0 1.304 12/19/2012 - 13:38 Português
Prosas/Outros BOCAGE: O POETA CONTRA A HIPOCRISIA 2 2.089 06/30/2012 - 21:52 Português
Prosas/Outros Anistia para Bocage! 2 1.786 06/30/2012 - 21:39 Português
Prosas/Outros A personalidade violenta de Júlio de Castilhos 0 2.034 06/18/2011 - 17:21 Português
Fotos/ - 845 0 1.878 11/24/2010 - 00:36 Português
Prosas/Outros LAURO RODRIGUES 0 1.886 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Outros Traição e massacre em Porongos 0 1.669 11/19/2010 - 00:05 Português
Prosas/Outros Razões que me Levaram a Escrever O Massacre de Porongos & Outras Histórias Gaúchas 0 1.899 11/19/2010 - 00:05 Português
Prosas/Outros A TROVA NO ESPÍRITO SANTO (História e Antologia) 0 2.138 11/19/2010 - 00:05 Português
Prosas/Outros Ensinando o ABC 0 1.954 11/19/2010 - 00:05 Português
Prosas/Outros JUCA RUIVO 0 2.076 11/18/2010 - 23:56 Português
Prosas/Outros VARGAS NETTO 0 1.601 11/18/2010 - 23:56 Português
Prosas/Outros AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO 0 1.821 11/18/2010 - 23:56 Português
Prosas/Outros Academia Passo-Fundense de Letras Elege Nova Diretoria 0 1.904 11/18/2010 - 23:56 Português
Prosas/Outros A comunicação na Justiça Brasileira 0 1.521 11/18/2010 - 23:55 Português
Prosas/Outros Galileu é meu pesadelo 0 1.195 11/18/2010 - 23:55 Português
Prosas/Outros Passo Fundo e a Guerra Contra o Paraguai 0 2.582 11/18/2010 - 23:51 Português
Prosas/Outros Maldita Guerra 0 1.608 11/18/2010 - 23:51 Português
Prosas/Outros Academia Passo-Fundense de Letras revela novos escritores 0 2.797 11/18/2010 - 23:50 Português
Prosas/Outros O Centenário Esquecido do Tratado de Limites Brasil-Peru 0 1.519 11/18/2010 - 23:48 Português
Prosas/Outros Academia Passo-Fundense de Letras Promove Lançamento de Romance Sobre “Caso Adriano” 0 1.531 11/18/2010 - 23:48 Português
Prosas/Outros Federalistas, pica-paus, libertadores e chimangos 0 1.834 11/18/2010 - 23:48 Português
Prosas/Outros O negro em Passo Fundo 0 2.445 11/18/2010 - 23:48 Português
Prosas/Outros A Rebeldia do Cadete Euclydes da Cunha 0 1.851 11/18/2010 - 23:48 Português
Prosas/Outros 1883/2009 – 116 Anos de Ativismo Cultural 0 1.698 11/18/2010 - 23:48 Português