CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Numa hora de esplanada

A par do mundo objectivo que ocupa a quase totalidade do nosso tempo, há um outro de validade comprometida que, por não ser conceptualizável, é constantemente ignorado e relegado para o plano das coisas que não importam; para a arte e para o divertimento.

É de tal modo assim, que em mim chega a causar constrangimento relevante e me inibe na poesia e no pensamento, fazendo-os parecer mera heresia extravagante de um espírito incomodado.

Mas a verdade é que existem duas dimensões de nós e uma delas, a menos óbvia (ou talvez não), radica nesta impressão permanentemente sentida de uma incompletude existencial, que não encontra resposta na trivialidade do quotidiano objectivo e absorvente que nos toma para si, mas se manifesta viva na pena do poeta, na tela do pintor, nos nossos sonhos, no amor e nas crenças mais profundas.

Este "não sei o quê" que subtilmente impregna as nossas vidas e, sem que demos por ela, influencia a nossa acção; este enigmático sentir para lá do sentir,
encontrou em mim a sua expressão no poema que aqui transcrevo e esteve na génese do pensamento que a seguir partilho.

Saudades de um Universo primordial - Finalidade de mim?

Nostalgia maldita
que me arrebatas o coração
vens de fundo e de longe
de um qualquer lugar perdido no tempo

Será esse o lugar de onde venho?
Será esse o lugar para onde vou?
Onde fica afinal?
O que fui ou serei, dir-me-ás tu um dia ó infiel?

Que bocado de mim não se fez vida?
Que ausência esta que persiste?
Oh tormento...
Oh alma minha incompleta.

( deste poema parti então para o seguinte )

Em silêncio, de olhar posto no longínquo horizonte da minha memória, procuro pelo homem.
Ali mesmo naquela mesa da esplanada, absorto, aceno, de olhar vago e abstraído, a quem se me dirige.

Vendo-me assim, sentem-me melancólico, distante, um pouco louco até e não se atrevem a falar-me.
Agradeço a consideração certo de que, não tarda, se esquecerão da minha presença e me deixarão a flutuar nestas águas de ignorância de mim.

Mas eu sou como elas, aquelas pessoas. Apenas agora penso. Não estou triste nem feliz; melancólico talvez, mas sobretudo perturbado.

Perturbam-me a ignorância e a insensatez. Perturba-me o homem despojado de si.

Dizia eu para mim, que não é, em definitivo, domínio exclusivo da criança, do poeta ou do desequilibrado, o pensamento simbólico. Este é antes consubstancial ao ser humano e precede a linguagem e a razão.

Pensava no "homem sem mais"; naquele para onde nos remetem as imagens, os símbolos e os mitos que preenchem os nossos sonhos, mesmo aqueles que temos acordados. Pensava no"homem ahistórico", no ser anterior, naquele que ainda não transigiu com as condições da História; o que ainda não não foi submetido à aglutinação do meio sócio-cultural, última etapa da sua afirmação como "ser que é humano".

Parece-me que cada ser histórico, todo o homem afinal, se apresenta ao Mundo impregnado de uma humanidade anterior à história e à cultura.

A ideia de que o Homem, antes de o ser em plenitude, é um "animal" definido e regido pelo mesmo quadro instintivo dos seus irmãos irracionais, não só não é nova, como reúne uma consensualidade incontroversa.

O reconhecimento desta realidade ou o reconhecimento da existência de um sistema instintivo que é anterior ao Homem e nos convence da sua animalidade, não deverá porém convencer-nos de que aqui se esgota a totalidade do carácter ahistórico do Homem. Antes pelo contrário, continuei pensando, é precisamente neste domínio em que ele nos surge mais próximo da animalidade, que o Homem melhor e mais claramente afirma a sua diferença e singularidade.

Com efeito, a parte ahistórica do Homem, ao invés de se perder no universo animal e na "vida", extrapola o mundo físico do irracional e da inteligência, consagrando-se através do espírito, num plano muito acima da vida tangível, que consubstancia numa memória de uma existência anterior mais rica.

Num momento assim, em que o ser "Homem", historicamente condicionado, se deixa invadir pela realidade não histórica de si próprio, ele não se limita, necessária e exclusivamente, a um movimento regressivo rumo a um estado animal puro, mergulhando nas águas profundas da vida meramente orgânica; antes, através da linguagem dos sonhos, composta de imagens e símbolos fora da contextualização terminológica concreta, ele reintegra um estádio primitivo; um terreno paradisíaco onde reside o Homem Primordial.

Isto explica a nostalgia; a indefinida sensação ou crença, numa existência para além da concreta; a convicção numa realidade primordial, que pela ausência de forma concreta que a materialize, se afirma como um arquétipo impossível de realizar em qualquer existência humana.

Assim, concluo, no momento em que o Homem abandona a sua historicidade e cultura, não abdica de si em favor de uma animalidade irracional fechada, mas antes reencontra a linguagem e a experiência de um paraíso perdido.

Satisfeito, por agora, com a conclusão alcançada, tornei ao mundo. Na mesa ao lado, falava-se da justiça social, na distribuição do capital, na crise, na guerra e na fome.

Bolas, que complicados somos nós.

Submited by

domingo, fevereiro 27, 2011 - 00:03

Prosas :

No votes yet

miguelmancellos

imagem de miguelmancellos
Offline
Título: Moderador Música
Última vez online: há 7 anos 1 semana
Membro desde: 07/29/2010
Conteúdos:
Pontos: 372

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of miguelmancellos

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Geral Por Saber 2 1.636 06/11/2011 - 23:23 Português
Poesia/Geral Promessas vãs 1 1.318 05/25/2011 - 20:04 Português
Poesia/Geral O Pensamento 3 1.220 05/16/2011 - 20:26 Português
Poesia/Geral O Nada, O Absurdo e a Minha Ignorância 2 1.164 05/16/2011 - 20:20 Português
Prosas/Pensamentos A Arte e o Mundo 1 1.333 05/14/2011 - 23:05 Português
Poesia/Tristeza Hipocrisia Sem Nome 1 1.586 05/10/2011 - 02:08 Português
Prosas/Pensamentos UMA PEQUENA TRAVESSURA,,, 0 1.354 05/09/2011 - 22:59 Português
Poesia/Geral Sentes??? 2 1.548 05/08/2011 - 19:32 Português
Poesia/Geral Soturno Silêncio 3 1.917 05/08/2011 - 02:31 Português
Poesia/Geral Loucura??? 1 1.643 05/07/2011 - 16:29 Português
Prosas/Pensamentos O Egoísmo e a Armadilha dos Conceitos 0 1.358 05/07/2011 - 12:45 Português
Poesia/Geral Quando Partiste 6 1.647 04/29/2011 - 12:00 Português
Prosas/Pensamentos Se temos o poder de criar, se nos fazem felizes o céu e a eternidade... Porque não? 1 1.650 04/22/2011 - 04:11 Português
Poesia/Geral bora fazer daquilo uma TERTÚLIA 1 2.006 04/21/2011 - 02:06 Português
Prosas/Pensamentos Pensando o "ser homem" 2 1.472 04/18/2011 - 17:01 Português
Prosas/Pensamentos Se Não Fores Tu a Acreditar em Ti, Quem o Fará? 0 2.039 04/11/2011 - 20:43 Português
Poesia/Geral Digo..! 2 1.739 04/08/2011 - 11:29 Português
Poesia/Geral Há Palavras Assim 6 1.466 03/28/2011 - 17:50 Português
Videos/Outros O amigo verdadeiro está sempre LÁ!!! Ver em Full screan. 0 2.632 03/28/2011 - 17:32 Português
Poesia/Geral O Valor, as Coisas e… 2 1.461 03/11/2011 - 22:02 Português
Poesia/Geral Difícil Dizer 1 1.297 03/09/2011 - 01:47 Português
Poesia/Geral Distância 1 1.483 03/05/2011 - 00:02 Português
Poesia/Geral Até Quando? 1 1.679 03/03/2011 - 22:45 Português
Poesia/Geral Gorada Melancolia 0 1.531 02/28/2011 - 20:53 Português
Poesia/Geral Solidão 0 1.267 02/28/2011 - 20:21 Português