ROGÉRIO SALGADO: Por causa dele, eu fiz uma trova:
Não é fácil ser "campista",
como reza a tradição;
nem fiado nem a vista
é ofensa ao meu irmão.
Sempre gostei dessa "maldadezinha" dos recantos tais como o Fluminense em oposição ao Carioca, que ocasionou-me a trova:
Não sou itaocarense,
sou "bichinho de goiaba."
Dizem que ser Fluminense
é quase que ser emboaba."
Mas quando se reuniam as trupes etilíricas da Baixada Fluminense, sobretudo o grupo DESMAIO PÚBLICO, junto com os gonçalenses e niteroienses na Capital da Poesia, (o Castelinho dos tempos áureos), faziam-se verdadeiras análises de conjuntura da poesia mineira e paulista, primeiro, pra encerrar a dis/con/cordância com a poesia carioca, e aí lembravam-se nomes, entre os quais nunca faltaram Rogério Salgado ( Alguém gritava: Ele é dos nossos!) e Artur Gomes ( -Também! Concluiam os contendores). Mais algumas "saideiras" e os recitais tomavam as ruas, os vagões de trem, as barcas para Niterói e findavam nos ônibus para São Gonçalo e Itaboraí, onde meu amigo Alfredo Chlamtac morava e cultivava a Era de Aquárius e a poesia.
Mas quando um conto de Rogério virou especial da GLOBO, foi um deus-nos-acuda! Perdemos mais um! Gritavam nas mesas dos bares ao redor da Uff, no Valonguinho do Bar Natal; só quando saiu uma entrevista com ele no INVERTA é que a coisa melhorou.
É claro que ELE não tem conhecimento dessas refregas pelo fato de ter se refugiado nas Minas Gerais de Belos Horizontes e cultivar jardins em seu coração de poeta, mas eu não ser-lhe-ia fiel se fizesse aqui uma resenha tecnica dos seus versos apaixonados.
Por isso quero convidar-lhes a conhecer mais esta estrela do céu das letras, ROGÉRIO SALGADO, que se revela no poema
ELAS, O MUNDO
Pobres mulheres
que tem involuntárias
tatuagens nas coxas nas pernas,
nos pés esculpidas
em sangue e opressão
mas,indignada
já repudiam complementos de gestos,
flores e beijos e na conquista
de uma nova manhã pelo brilho da liberdade
lutam por uma nova educação.
(do livro SAIS, lançado agora em 2012, pelo selo BELÔ POÉTICO)
Add comment