CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Por Ti Seguirei... (24º episódio)

(Continuação de: http://galgacourelas.blogs.sapo.pt/50464.html)

Tongídio nem estava vivo, nem morto; delirava semi-inconsciente. Assim que perfurou a corrente do Ebrol, a intrepidez do salto também levou a que uma língua de rocha mais afiada lhe rasgasse profundamente a lateral, um pouco acima da cintura. A água quase gelada amorteceu a dor do choque e manteve o caudilho desperto para os acidentes de percurso do rio, evitando afogar-se.
Foi encontrado na margem, já junto a Pellenda, cambaleante e desvairado. Gritava: -“Rubínia, Rubínia…”. Ainda deu luta aos guerreiros que o capturaram. Só quando recebeu uma pancada seca na face, provocada com um escudo, é que terminou a sua resistência. Levaram-no amarrado a um toco, pelas mãos e pelos pés, como se fosse um animal caçado.
Prenderam-no ao tronco de castanheiro ancestral que marcava o centro do povoado, debaixo de injúrias e agressões da multidão que ali se juntara para apreciar o maligno Celta do Poente. Muitos tocavam na tatuagem azul e escarneciam da sua condição humilhante. Tongídio, alucinado, ouvia-os, como se estivessem muito afastados e na entrada da caverna onde se imaginava. Encontrava-se realmente bastante mal tratado e carecia de cuidados, que ele próprio não conseguia executar.
Bolota, sensível ao pedido de Rubínia, dirigiu-se aos seus líderes e reclamou, fingindo-se muito desagradada: -“Já não era suficiente ter de tratar daquela mulher repugnante e ainda me incumbis de velar pela criatura asquerosa que está lá fora?! Demito-me das minhas obrigações e não aceito as vossas ordens. Com Cardo morto, pouco me importo de morrer ou ser banida! Odeio aqueles Celtas e todos os seus clãs! Para quê curá-los e gastar alimento com eles? Deixai-me cortar o pescoço aos dois, isso sim!!!”
Arregalou de tal modo os olhos que os chefes Arevácos a julgaram ensandecer. Não ousaram calá-la, temendo que se perdesse de vez para o mundo dos loucos. E Bolota aproveitou para continuar, cada vez mais grave e alterada: -“Se os quereis guardar para os Romanos, deixai que cheguem os curas da legião para os tratar. Ou então... sim, isso é que é o mais acertado: obriguem a feiticeira a cuidar do outro. Ela já está o suficientemente bem para o fazer. Ela que se preocupe e tenha o trabalho!”
O Conselho local reuniu logo ali, informalmente, e um deles respondeu a Bolota: -“Tu, viúva de Cardo, um dos nossos valorosos, liquidado por esses malditos Celtas, tens a razão contigo. Assim seja, a partir de hoje, a prisioneira será obrigada a tratar do enfermo. A ti pedimos-te apenas que lhe faças chegar o essencial para sobreviverem. É importante mantê-los vivos até os entregarmos aos nossos aliados do Lácio. Aliás, já enviamos mensageiros para os pôr ao corrente da situação”.
A mulher saiu a murmurar entre dentes e sem que a ouvissem: -“Se eu pudesse, amarrava-vos a um carvalho e pegava-vos fogo…”. Acelerou o passo na direcção da casa onde permanecia Rubínia.
-“Trago uma boa e uma má notícia. A má diz respeito aos Romanos. Tanto os aquartelados em Ardósia como a Legião que anda em expedição à vossa procura saberão em breve que estais aqui. A boa é que podes, desde já, tratar do teu marido. Anda, vou levar-te até ele e ajudar-te a recuperá-lo da doença e das feridas.”
-“Agradeço-te do coração e não te esquecerei jamais, Bolota. Toma, dou-te algo que me é muito importante: a imagem de Trebaruna. A excelsa deusa tem-me ajudado sempre e julgo que sem ela nunca teria chegado tão longe. Recebe-a e que te proteja, tal como tem feito comigo. Tongídio aguarda-nos, vamos…”
Com um pano amplo, cujas pontas amarraram, de um lado, ao poste de castanho e, do outro, a duas varas, fizeram um pequeno abrigo para o enfermo, para o aliviar do forte Sol e da aragem fria da noite. Foi igualmente possível colocar uma manta forte no chão, para servir de leito.
O guerreiro estava mesmo naquele equilíbrio precário entre o ficar e a eterna despedida. Não reconheceu Rubínia nem reagiu ao seu abraço e beijo. A mulher ficou em pranto. Bolota consolou-a e obrigou-a a agir: -“Então? Não vês que no estado em que está dificilmente tem consciência do que o rodeia? Temos é de o tratar o mais célere possível. Trouxe uma pequena mó de pedra: macera essas ervas, que há pouco fui colher ao prado. Vamos preparar uma infusão e um unguento para o ferimento maior. Há que lancetar e expurgar bem a ferida, antes de o coser. Fica aqui nestas tarefas que eu vou buscar uma lâmina de sílex, uma agulha de osso, fio de linho e uns panos limpos.”
Rubínia lembrou episódios similares, difíceis, passados com seu pai, Físias, e retemperou o espírito, concentrando-se no lavor de salvar o seu amado. Tóngídio era duro e robusto. Poderia superar aquele momento de infortúnio.
Quando Bolota regressou com os utensílios, as duas mulheres consumiram a tarde toda a cuidar do prostrado. Aplicaram as ervas e ligaram a zona da costura com um tecido muito fino. Depois dos cuidados com o exterior do corpo, passaram ao amparo e reforço do organismo. Semi-desperto, o guerreiro foi tomando pequenos golos da infusão e depois de um caldo com mais substrato nutricional.
Rubínia foi atendida no pedido que formulou para pernoitar junto ao combalido e assim lhe proporcionar a assistência que fosse necessária. Acorrentaram-na igualmente ao lenho e ali permaneceu. Encostou-se à base rochosa e colocou a cabeça de Tongídio sobre as suas pernas, para que melhor repousasse. Estava cansada e ainda muito dorida dos ferimentos, todavia não conseguia adormecer. Admirou as estrelas e as figuras que com elas desenhava o céu nocturno. Sentiu necessidade de trautear uma música do seu povo, à qual foi adaptando as palavras do seu sentir:
“Este céu de estrelas
Que sobre mim ilumina
Meus tristes olhos,
É o mesmo manto de fogueiras
Que, feliz, contigo tantas vezes vi
Quando, nas colinas belas
Deitados em erva fresca e fina
Trocamos beijos em folhos,
Juras de amor que fugiam
Traquinas,
Pelas ladeiras,
Da nossa terra, onde contigo sempre vivi,
E morrerei…”
As lágrimas começaram a correr pelo seu rosto, contornando as mazelas. Deixou de cantar e conteve os soluços. Respirou fundo e sussurrou: - “Meu querido Tongídio, não me deixes. Temos ainda muito caminho para fazer. Recupera, abandonemos estas paragens e regressemos a nossa casa, onde tantos nos aguardam com a felicidade. Por ti seguirei, como sempre. Porém, a tua luz não se pode extinguir. Seria a minha cegueira, a minha desorientação…”.
Foi nessa altura que uma figura envolta numa grossa capa de lã, da cabeça aos joelhos, se aproximou e a questionou: - “Rubínia, como está o nosso bravo?”
(continua…)

Andarilhus
XVI : IX : MMX

Submited by

sexta-feira, setembro 17, 2010 - 08:57

Prosas :

No votes yet

Andarilhus

imagem de Andarilhus
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 13 anos 1 semana
Membro desde: 03/07/2008
Conteúdos:
Pontos: 868

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Andarilhus

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Fotos/ - 517 0 2.755 11/24/2010 - 00:35 Português
Fotos/ - 320 0 3.230 11/24/2010 - 00:35 Português
Fotos/ - 16 0 3.539 11/24/2010 - 00:33 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (24º episódio) 0 1.864 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (25º episódio) 0 2.212 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (21º episódio) 0 1.853 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (22º episódio) 0 2.528 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (23º episódio) 0 1.744 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (19º episódio) 0 2.546 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (20º episódio) 0 1.731 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (17º episódio) 0 2.037 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (15º episódio) 0 2.128 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (16º episódio) 0 1.727 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (12º episódio) 0 1.703 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (14º episódio) 0 2.165 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por ti Seguirei... (13º episódio) 0 1.677 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por ti Seguirei... (10º episódio) 0 2.112 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (11º episódio) 0 2.870 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (8º episódio) 0 1.588 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (8º episódio) 0 1.952 11/19/2010 - 00:08 Português
Prosas/Romance Por Ti Seguirei... (5º episódio) 0 1.596 11/18/2010 - 23:45 Português
Prosas/Outros Das Certezas (tomo III) 0 1.586 11/18/2010 - 23:39 Português
Prosas/Contos Dedicato 0 1.927 11/18/2010 - 23:38 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (18º episódio) 0 2.165 09/10/2010 - 08:33 Português
Prosas/Contos Por Ti Seguirei... (9º episódio) 0 1.495 08/03/2010 - 17:10 Português